sábado, junho 27, 2026

Vale pagará R$ 236,7 mi em indenização por barragens não eliminadas


source
Vale vai pagar indenização de R$ 236,7 milhões em oito anos por não eliminar barragens como as de Brumadinho
Felipe Moreno

Vale vai pagar indenização de R$ 236,7 milhões em oito anos por não eliminar barragens como as de Brumadinho

A mineradora Vale assinou acordo com o governo de Minas Gerais e o Ministério Público do estado, com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM) para pagar indenização de R$ 236,7 milhões por não ter conseguido descaracterizar 21 barragens construídas pelo sistema a montande, similar ao usado na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que desmoronou e matou 270 pessoas em janeiro de 2019. Uma lei estadual determinava que todas fossem eliminadas até fevereiro deste ano, o que não ocorreu.

O valor foi estipulado a título de dano moral coletivo e deverá ser destinado a projetos de segurança de barragens e preservação ambiental em Minas Gerais. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes nesta sexta-feira (25), o pagamento deverá ser feito em oito parcelas anuais.

Três barragens da Vale são classificadas no nível máximo de emergência – B3/b4, no município de Nova Lima; Forquilha III, em Ouro Preto; e Sul Superior, em Barão de Cocais. A empresa fez obras de contenção e faz monitoramento permanente para evitar novas tragédias.

A Vale se comprometeu a entregar um novo cronograma de descaracterização de barragens, com recuperação ambiental das áreas, dentro de 90 dias. No ano passado, a empresa estimava que apenas em 2035 todas as barragens a montante seriam eliminadas. Em 2025, todas estariam em situação segura.

Leia Também

Minas Gerais tem ainda 47 barragens ou pilhas de rejeitos a serem eliminadas. Pelo menos 39 estão em nível de emergência. Desde 2019, apenas sete foram descomissionadas até agora.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Outras 14 empresas, donas de 44 barragens, também firmaram acordo com o governo de Minas para estabelecer novo cronograma de descomissionamento da barragem, com pagamento de indenização.

Quatro mineradoras ainda não aderiram ao TAC, entre elas a Samarco, responsável pela barragem do Fundão, em Mariana, que desmoronou em 2015 e deixou 18 mortos, além de poluir toda a extensão do Rio Doce, de Minas ao Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...