segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img

Justiça rejeita denúncia contra Temer e mais sete por corrupção


source
Ex-presidente Michel Temer
Agência Brasil

Ex-presidente Michel Temer

A Justiça Federal rejeitou a denúncia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) , o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco e mais seis pessoas. O caso envolvia supostas irregularidades em contratos para um projeto de engenharia na usina nuclear Angra 3, alvo de uma operação desdobramento da Lava Jato.

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, considerou não haver justa causa para que a denúncia seja continuada. De acordo com ele, a acusação é “genérica” e “desprovida de elementos mínimos que lhe deem verossimilhança”.

A denúncia, segundo ele, contém quatro relatórios policiais extensos, que não provam nada sobre fatos apresentados na acusação, de forma efetiva.

Além de Temer e Moreira Franco, também eram acusados o ex-presidente da Eletronuclear Othon, Luiz Pinheiro da Silva; o amigo pessoal de Temer, João Baptista Lima Filho (conhecido como coronel Lima); um dos sócios da empreiteira Engevix, José Antunes Sobrinho; e os empresários Carlos Alberto Costa, Maria Rita Fratezi e Rodrigo Castro Alves Neves.

Em 2019, o juiz Marcelo Bretas acatou a denúncia, ou seja, considerou que havia indícios contra os envolvidos e mandou continuar com as investigações.  Em março daquele ano, Temer chegou a ser preso pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro .

A defesa dos acusados, porém, recorreu e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), quando o ministro da Corte Alexandre de Moraes considerou que Bretas não tinha competência para julgar o caso e o enviou à 12ª Vara Federal do Distrito Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FICCO/MG e FICCO/MS prendem homem foragido por estelionato e ameaça

Uberlândia/MG. A FICCO/MG e FICCO/MS prenderam nesta segunda-feira, 15/7, na cidade de Campo Grande/MS, um homem foragido da Justiça por estelionato e ameaça. Investigações, troca...

Pacheco recebe presidente da Itália em visita oficial

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recebido nesta segunda-feira (15), pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Os dois conversaram...

Uso do vale-cultura para atividades esportivas está na pauta do Plenário

O vale-cultura poderá ser utilizado para eventos esportivos, além das atividades culturais. É o que prevê o PL 5.979/2019, da Câmara dos Deputados e...

Audiência pública debate prevenção e tratamento para câncer de cabeça e pescoço

Ações de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço foram debatidas durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),...