domingo, maio 19, 2024
spot_img

IPVA RJ: Termina hoje prazo para pagar cota única ou primeira parcela


source
IPVA
Pixabay

IPVA

Termina nesta quinta-feira (3) o calendário de pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 no Estado do Rio. Hoje é a vez de os donos de veículos com finais de placa 9 pagarem o imposto total ou parte dele.

Quem quiser pagar o valor à vista terá desconto de 3%. Quem preferir parcelar o imposto terá três cotas mensais a desembolsar, sem direito a abatimento.

A Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) — para o recolhimento do IPVA — pode ser emitida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou pelo Portal do IPVA ( https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/ ).

O imposto anual é calculado anualmente com base na tabela com os valores venais dos carros e motos elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre o valor do veículo, aplica-se a alíquota do imposto a pagar: 4% para carros flex, 2% para motocicletas e 1,5% para veículos movidos a GNV.

Como emitir a guia

Para a emissão da guia no site do banco, o interessado deve selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”.

Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”.

A partir daí, é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.

Leia Também

Na página da Secretaria estadual de Fazenda, ao selecionar “IPVA – GRD”, o interessado será encaminhado para a página do Bradesco, onde deverá informar o número do Renavam e o código de segurança fornecido pelo site.

Licenciamento anual

O não pagamento do IPVA não impede o licenciamento anual do veículo no Rio de Janeiro. De acordo com o Detran-RJ, é necessário apenas quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) do Detran-RJ referente ao exercício 2022, já disponível para impressão no site do Bradesco (www.bradesco.com.br), no valor de R$ 242,26.

Após quitar a guia, o motorista pode ter acesso ao documento de modo digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran, já que o CRLV desde 2021 não é mais impresso em papel-moeda.

Na versão digital, é possível compartilhar o CRLV com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

Além disso, assim como ocorreu no ano passado, a taxa pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) não está sendo cobrada em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parceria entre Governo de MT e Prefeitura de Juína produz 35 mil mudas de cacau para agricultores familiares

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) mantém uma parceria com a Prefeitura Municipal de Juína por meio do Programa MT Produtivo Cacau,...

Bacalhau de Páscoa

Ingredientes 1 kg de bacalhau dessalgado 700 g de batatas cozidas e passadas no espremedor 1 lata de creme de leite 2 cebolas grandes cortadas em rodelas 1 pote...

Ele falhou na cama? Especialistas dizem se pode ser falta de interesse

FreePik Perda de ereção? Especialistas dizem se ele pode estar desinteressado Vocês estão dando uns amassos, o clima começa a esquentar e...

Destino dos Famosos: cenários de filmes e ruas fotogênicas de Londres

Reprodução/Instagram Destino dos Famosos: cenários de filmes e ruas fotogênicas de Londres Londres é um dos cartões postais mais famosos da Europa...