quinta-feira, junho 25, 2026

Testes de diabetes serão oferecidos gratuitamente em São Paulo

Mônica de Melo Gonçalves, presidente da Associação Projeto Juninho
Divulgação/Um Diabético

Mônica de Melo Gonçalves, presidente da Associação Projeto Juninho

Quase 7 milhões de brasileiros convivem com diabetes tipo 2 e nem sabe disso. Essa é uma estimativa da Organização Mundial da Saúde. O número é preocupante, pois sem diagnóstico, essa população não faz o tratamento que deveria, o que no futuro pode resultar em complicações graves causadas pela glicemia alta no sangue.

Na tentativa de detectar novos casos e conscientizar a população o canal Um Diabético se uniu ao aplicativo Glic, especializado em diabetes, para oferecer testes gratuitos de glicemia e de hemoglobina glicada para moradores vulneráveis de bairro carente.

A primeira ação dessa parceira será neste sábado, 11 de fevereiro, às 9 horas da manhã, no bairro de Jordanópolis, zona sul de São Paulo.

Mônica de Melo Gonçalves, presidente da Associação Projeto Juninho, no bairro Jordanopólis, Zona Sul de São Paulo, nota que o sistema de saúde pública não consegue atender aos pacientes. “Hoje você vai numa UBS, primeiro tem que ter o médico, nós não estamos tendo o médico… quando vai marcar uma consulta, demora três, quatro meses para ser atendido. Então se uma pessoa tá com problema sério como diabetes, ela não pode esperar três, quatro meses pra fazer um exame”, reclama ela.

Joana Bento, de 61 anos e o apresentador do canal Um Diabético, Tom Bueno
Divulgação/Um Diabético

Joana Bento, de 61 anos e o apresentador do canal Um Diabético, Tom Bueno

Joana Bento, de 61 anos, mora na mesma região da capital paulista e tem diagnóstico de diabetes tipo 2. Ela sabe a importância dos exames de glicemia e de hemoglobina glicada: “apesar da gente ter uma UBS aqui no bairro, é tudo muito limitado, né? Eu acho que isso é muito importante entra como uma prevenção para problemas futuros”.

Os dois exames serão oferecidos gratuitamente num evento do canal Um Diabético em parceria com o aplicativo Glic.  

As coletas vão começar às 9h e seguem até as 15h deste sábado, dia 11 de fevereiro. Na sede da Associação Projeto Juninho, localizada na Rua José Linhares, 26.

Os exames de glicemia e de hemoglobina glicada ajudam no diagnóstico de diabetes. Para os dois testes recomenda-se jejum de oito horas.

Durante o evento o aplicativo Glic também terá uma equipe de educadores em saúde, que podem tirar dúvidas sobre diabetes e outras doenças.

O aplicativo O Glic é o primeiro app para diabetes e controle de glicemia do Brasil. Ele foi desenvolvido para auxiliar a rotina de cuidados com o diabetes através de diversas funcionalidades como consulta e registro de carboidratos, cálculo de dose de insulina, lembretes de medicamentos e registro de glicemia.

Claudia Lebate, diretora do Glic conta que o aplicativo tem cerca de 240 mil usuários: “A importância da gente se unir com o ‘Um Diabético’ nessa ação é chegar cada vez mais longe no acesso a informação, a educação, a um software que possa facilitar o dia a dia do tratamento. Para que a gente possa detectar pessoas que ainda não receberam o diagnóstico e dar ferramentas para ela”. Claudia chama atenção para um dado importante: no Brasil aproximadamente 16 milhões pessoas de pessoas têm diabetes, mas metade delas não sabe.

Além de participar do dia a dia de quem tem diabetes e seus cuidadores, ele se conecta com a equipe médica em tempo real, através de um prontuário eletrônico, permitindo decisões mais esclarecidas para o tratamento do diabetes.

Mais informações sobre diabetes, você encontra no Portal Um Diabético .

SERVIÇO Testes gratuitos de detecção do diabetes Quando:  Sábado, dia 11 de fevereiro de 2023 Horário:  das 9h às 15h Onde:  Associação Projeto Juninho Endereço:  Rua José Linhares, 26, Jordanopólis, São Paulo

Fonte: IG SAÚDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...