sábado, junho 13, 2026

Insatisfeitos com Uber e 99, motoristas criam seus próprios apps


source
Insatisfeitos com a Uber e a 99, motoristas criam seus próprios apps
FreePik

Insatisfeitos com a Uber e a 99, motoristas criam seus próprios apps

Há um mês, motoristas da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, lançaram, junto à Cooperativa de Transporte do município (Coomappa) e com o apoio da prefeitura, o seu próprio aplicativo de transporte. Para isso, eles escolheram a franquia Bibi Mob, que oferece um serviço semelhante às plataformas já conhecidas pelo público, como a Uber e a 99.

“A ideia de um aplicativo de transporte próprio surgiu exatamente para fugir das grandes taxas hoje cobradas pelas principais plataformas. Por anos, a gente vem sofrendo defasagem em cima de defasagem, falta de reajuste no repasse da tarifa e alta de combustível, que acarretam em um aumento no custo de se manter um veículo”, diz a presidente da Coomappa, Kátia Cristina Anello.

Daí veio a proposta de adotar um aplicativo sem fins lucrativos, em que o lucro pudesse ser quase que totalmente voltado aos motoristas. Por isso, o app promete mais vantagens para esses trabalhadores: cerca de 95% do valor arrecadado com a corrida vai para o motorista, enquanto os 5% restantes são usados para a manutenção da plataforma.

“É importante destacar que o Bibi Mob não é da prefeitura. Ele é da Coomappa, dos sócios cooperados da Coomappa. A prefeitura não investiu recursos para criar o aplicativo e também não fica com nenhuma porcentagem das corridas. O que a prefeitura faz é dar apoio à cooperativa e a outras cooperativas que a gente tem na cidade também”, comenta a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária de Araraquara, Camila Capacle.

Camila contou ao iG que a prefeitura ajudou na divulgação do app e no provimento de internet para a sua operação. A gestão de Edinho Silva (PT) também prepara uma sede em que os trabalhadores poderão descansar, usar o banheiro etc.

O Bibi Mob já pode ser baixado gratuitamente em aparelhos Android e iOS. Até o momento, o serviço já conta com mais de 8 mil passageiros cadastrados e centenas de motoristas que aderiram à plataforma.

Araraquara não é a única cidade a receber um app criado por motoristas

Araraquara não é a única cidade em que a categoria se uniu para lançar uma alternativa aos serviços de transporte atuais. Em Belo Horizonte (MG), três amigos criaram a plataforma 7Move em junho de 2021.

Rodrigo Vieira, Lindomar Castilho (Mazinho) e Ricardo Junior se conheceram em janeiro daquele ano, durante uma manifestação após o assassinato de um motorista no município de Vespasiano, a 29 km de BH. Eles também trabalhavam como motoristas de aplicativo à época.

“Nós tivemos a ideia de criar uma ferramenta com a qual pudéssemos trazer mais segurança para o motorista. Somos todos motoristas, então, criamos a plataforma dentro daquilo que a gente sabe que o trabalhador precisa em termos de segurança e rentabilidade”, afirma Rodrigo.

Insatisfeitos com as taxas cobradas pelos outros apps, os criadores da 7Move decidiram fazer diferente. Valores recebidos em dinheiro, Pix ou maquininha ficam 100% para o motorista. Apenas em pagamentos via voucher — quando o passageiro cadastra o cartão de crédito na plataforma — são descontados 8%. Além disso, os profissionais devem pagar um custo fixo de R$ 30 por semana (ou R$ 120 por mês).

“Para os consumidores, a vantagem é que, como o motorista recebe mais, ele vai atender com mais qualidade, vai conseguir fazer manutenção no veículo e, portanto, transportar o passageiro com mais segurança… E uma vez que o valor da corrida compensa para o motorista, ele acaba não cancelando, como acontece nas demais plataformas”, completa Rodrigo Vieira.

E deu certo. Hoje, a 7Move já conta com 3,8 mil motoristas cadastrados e 23 mil usuários ativos. Ela atua em Belo Horizonte e em toda a região metropolitana. Agora, Rodrigo, Mazinho e Ricardo estudam expandir o serviço para São Paulo (SP) e Vitória (ES).

O app também pode ser baixado em Android ou iOS gratuitamente.

Já em Campo Grande (MS), o Mou Driver também surge com o objetivo de tarifas zero. Criado há um ano e meio, o aplicativo cobra dos motoristas apenas um valor fixo, em torno de R$ 50 mensais. 

“Escutávamos muitas reclamações de motoristas sobre as tarifas cobradas pelas grandes plataformas. Além das viagens serem baratas, temos que repassar uma porcentagem alta para elas. Passamos a ver isso como uma exploração [sic]. Por isso, eu e mais 8 motoristas nos unimos para desenvolver um app em que o motorista ficasse com 100% do valor das corridas; ele só paga um valor fixo mensal”, declara Luciano Alves, um dos criadores do Mou Driver.

Leia Também

Leia Também

“Com isso, o motorista trabalha contente e satisfeito com o que faz, podendo oferecer um ótimo trabalho, sem cancelar as viagens etc.”, finaliza.

O Mou Driver está disponível apenas para Android.

Diferença de preços

O iG simulou quanto as plataformas cobram dos passageiros por uma viagem de 1,5 km.

Os valores podem mudar de acordo com o local e horário desejado, a depender da demanda. Apenas o Mou Driver não tem preço dinâmico.

  • Uber: R$ 10,93*
  • 99: R$ 9,58**
  • Bibi Mob: R$ 5 (preço mínimo);
  • 7Move: R$ 7 (preço mínimo);
  • Mou Driver: em torno de R$ 8 (preço mínimo).

*Valor referente a uma corrida entre as estações de metrô Belém e Tatuapé, em São Paulo (SP). A pesquisa foi feita às 14h42.

** Valor referente a uma corrida entre as estações de metrô Belém e Tatuapé, em São Paulo (SP). A pesquisa foi feita às 14h42.

O que dizem a Uber e a 99

Questionada sobre as acusações das novas concorrentes, a Uber explicou que, desde 2018, a taxa de serviço cobrada dos motoristas sobre as viagens é variável e usada em descontos aos usuários e promoções aos parceiros. A empresa também afirmou que os motoristas ficam com a maior parte do valor pago pelos passageiros. 

Veja abaixo o posicionamento da Uber:

“No passado, a taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens era fixa em 25%, mas desde 2018 ela se tornou variável para que a Uber tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários e promoções aos parceiros. Em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário – podem surgir dúvidas entre os parceiros sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor. O importante é considerar o valor médio, por isso mesmo que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos que mostra quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana. Nas redes sociais, é possível encontrar parceiros que compartilham esses e-mails pessoais e exibem taxas médias inferiores a 5% e até mesmo 2%, por exemplo”.

Já a 99 disse acreditar que mais concorrência no setor significa mais oportunidades e melhores serviços para todas e todos. A companhia também ressaltou que tem uma iniciativa que promete o repasse integral do valor da corrida aos parceiros em localidades e horários específicos.

Confira o que diz a 99:

“A 99 reforça seu compromisso de longo prazo com o Brasil, com a mobilidade acessível e com a geração de ganhos. A empresa defende que mais concorrência no setor significa mais oportunidades e melhores serviços para todas e todos.

Neste momento em que há uma conjuntura econômica que vem pressionando o valor dos combustíveis, a empresa tem como prioridade garantir os ganhos e a melhor eficiência do trabalho dos parceiros que escolhem com total liberdade sua plataforma. Por isso, a 99 lançou um pacote de ações chamado Mais Ganhos que prevê, entre outras iniciativas, o repasse integral do valor da corrida aos parceiros em localidades e horários específicos. As medidas, segundo um levantamento da FIPE, representaram um acréscimo de R$ 500 milhões no PIB brasileiro até o final de 2021. 

Ainda, como forma de manter o equilíbrio da plataforma diante das constantes altas dos combustíveis que impactam negativamente o transporte por aplicativos, a 99 foi a primeira empresa do setor a reajustar os ganhos dos motoristas parceiros entre 10% e 25%, em todo o Brasil, ainda em setembro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...