quinta-feira, junho 25, 2026

Governador assegura construção de hospital de câncer em Rondonópolis


Foto: Ronaldo Mazza

“Viemos trazer a proposta para construção de um centro de diagnóstico e estamos saindo com a palavra do governador Mauro Mendes para a construção de um centro de tratamento oncológico”, comemorou o deputado Ondanir Bortolini, Nininho,  (PSD) ao fim da reunião no Palácio Paiaguás, na tarde da última quinta-feira (10). 

Além do chefe do Executivo mato-grossense e do parlamentar responsável pelo agendamento da reunião, também participaram do encontro prefeitos e vereadores de diversos municípios da região Sul e Vale do Araguaia, os deputados federais Carlos Bezerra (MDB) e Neri Geller (PP); presentes também o senador Carlos Fávaro (PSD) e o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo. 

De início, a proposta levada a discussão com o governador Mauro Mendes visava construção de unidade para diagnóstico de câncer, em parceria com o Hospital do Amor, sediado em Barretos (SP), a exemplo de outras vinte em funcionamento no país, uma delas em Mato Grosso, no município de Sinop. O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, inclusive já adiantara o projeto de engenharia e a doação de terreno com área de 15 mil metros quadrados. 

O resultado do encontro foi além do que era esperado. O governador entendeu a necessidade de atendimento a pacientes oncológicos do sul mato-grossense e região do Araguaia, que hoje precisam se deslocar até a cidade do interior paulista para tratamento. 

Mauro Mendes propôs então a viabilização de parceria para a construção de uma unidade com estrutura não apenas para diagnóstico oncológico, mas também para tratamento de câncer – enfatizou, porém, a necessidade de planejamento prévio detalhado não apenas do espaço físico, assim como de equipamentos necessários, recursos humanos e da administração futura da unidade hospitalar. 

De pronto, o prefeito de Rondonópolis garantiu a doação de uma área maior – com pelo menos 40 mil metros quadrados – para a construção do hospital. 

Bastante satisfeito com o compromisso assumido pelo governador, o deputado Nininho destacou a necessidade de parcerias com o empresariado da região, assim como a destinação de emendas parlamentares estaduais e federais para a viabilização do projeto. 

Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir ao governador a disponibilização de uma unidade móvel – caminhão – devidamente equipada para a realização de diagnósticos em câncer de mama para atendimento imediato à população daquelas regiões – mais uma vez conseguiu apoio de Mauro Mendes, que garantiu o atendimento à solicitação já para o próximo mês.  

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...