terça-feira, julho 16, 2024
spot_img

Facebook e Instagram podem deixar de funcionar na Europa, diz Meta


source
Meta pode retirar Facebook e Instagram da Europa
Reprodução

Meta pode retirar Facebook e Instagram da Europa

A Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, afirmou que suas redes sociais podem deixar de funcionar na Europa. A empresa disse que pode ser inviável continuar com suas operações se não puder continuar transferindo dados de usuários entre a União Europeia e os Estados Unidos.

A informação apareceu no relatório anual da Meta, enviado à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão norte-americano responsável por fiscalizar o mercado de valores.

Atualmente, a União Europeia tem uma das leis de proteção de dados mais avançadas do mundo, com regras mais restritas que as dos Estados Unidos. A Meta, porém, mantém o tratamento de dados dos usuários em solo norte-americano, assim como outras gigantes de tecnologia.

Para atender às leis de proteção de dados de todo o mundo, as companhias se baseiam em acordos internacionais. O acordo mais recente entre EUA e União Europeia, porém, foi invalidado pelo bloco, que argumenta que os EUA não protegem a privacidade dos usuários de acordo com as leis europeis.

Leia Também

Esse acordo foi quebrado em julho de 2020, mas os dados continuam sendo transferidos devido a um mecanismo conhecido como cláusulas contratuais padrão. De acordo com a imprensa internacional, a União Europeia deve decidir nos próximos meses sobre a legalidade deste mecanismo.

“Se não pudermos transferir dados entre países e regiões em que operamos, ou se formos restritos de compartilhar dados entre nossos produtos e serviços, isso poderia afetar nossa capacidade de oferecer nossos serviços, a maneira com a qual ofertamos esses serviços e nossa habilidade de direcionar anúncios, o que poderia afetar nossos resultados financeiros”, escreveu a Meta em seu relatório.

À imprensa norte-americana, a companhia disse que “não tem nenhum desejo ou plano de se retirar da Europa”, mas que precisa da transferência de dados para continuar operando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tragédia no Shopping Popular, presidente Lula garante ajuda para reconstrução da vida de 600 famílias

Mediante a tragédia que transformou em cinzas os sonhos de mais de 600 famílias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu...

FICCO/MG e FICCO/MS prendem homem foragido por estelionato e ameaça

Uberlândia/MG. A FICCO/MG e FICCO/MS prenderam nesta segunda-feira, 15/7, na cidade de Campo Grande/MS, um homem foragido da Justiça por estelionato e ameaça. Investigações, troca...

Pacheco recebe presidente da Itália em visita oficial

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recebido nesta segunda-feira (15), pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Os dois conversaram...

Uso do vale-cultura para atividades esportivas está na pauta do Plenário

O vale-cultura poderá ser utilizado para eventos esportivos, além das atividades culturais. É o que prevê o PL 5.979/2019, da Câmara dos Deputados e...