quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

Embraer chega a acordo com a FAB para reduzir encomendas do KC-390


source
KC390
Guilherme Dotto

KC390

A Embraer anunciou nesta quarta-feira ter chegado a um acordo com a Força Aérea Brasileira para reduzir o número total de aeronaves KC-390 encomendadas pela FAB, em contrato assinado em 2014, de 28 para 22 unidades, com entregas previstas até 2034.

Em novembro, a FAB anunciou a decisão de reduzir a encomenda de unidades do cargueiro militar. O contrato inicial previa a entrega de 28 aeronaves no valor de R$ 7,2 bilhões.

Na época, a FAB justificou a decisão, unilateral, de reduzir a encomenda por considerar “as necessidades do órgão frente aos recursos anualmente disponibilizados”. A Embraer, por sua vez, disse que tomaria as medidas jurídicas.

O cargueiro é voltado para missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Na época, durante viagem a Dubai, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a FAB, afirmando que a frota precisa ser operacional. Segundo ele,  não houve quebra de contrato, mas uma tentativa de acordo.

Leia Também

Segundo a Embraer, “a nova cadência  de produção se adequa às condições orçamentárias da FAB ao mesmo tempo em que permite à Embraer um melhor planejamento de longo prazo junto aos seus fornecedores”.

Em nota, a Embraer disse que  os benefícios do programa KC-390 não se resumem apenas aos ganhos operacionais para todo o sistema de defesa nacional, mas representam também um “importante incremento nas exportações de produtos de alto valor agregado, colaborando com a balança comercial do país”.

A aeronave já foi encomendada por Portugal e Hungria, duas nações que fazem parte da OTAN.

Com este acordo, a Embraer reforça seu papel de parceira estratégica da FAB no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Izalci diz que aumento de tributos sobre venda de imóveis é ‘tiro no pé’

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o projeto de regulamentação da reforma tributária, já aprovado na Câmara. Ele considera...

Prorrogado funcionamento de comissão temporária sobre inteligência artificial

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prorrogou nesta quarta-feira (17), por mais 60 dias, o prazo de funcionamento da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...

Zenaide Maia critica reforma tributária e isenções de impostos

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), em pronunciamento nesta quarta-feira (17), criticou o texto do Projeto de Lei Complementar (PLP 68/24) de regulamentação da reforma...

Corpo de Bombeiros segue combatendo incêndio no Pantanal nesta quarta-feira (17)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue combatendo um incêndio que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres, nesta quarta-feira (17.07)....