sábado, junho 13, 2026

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros é eleito presidente de conselho nacional

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). O conselho se reuniu em Brasília (DF) nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) para tratar de questões administrativas.

“Esses dias de trabalho foram extremamente produtivos e demonstraram o potencial de integração dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Compartilhamos e evidenciamos as conquistas alcançadas e os desafios que teremos pela frente, para aumentar a excelência dos nossos atendimentos. Enquanto presidente do Ligabom, buscarei fortalecer as corporações no país”, pontuou o coronel Alessandro Borges.

O encontro contou também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que ressaltou a importância da integração entre as corporações e o Poder Executivo Federal.

“Que os senhores possam estabelecer metas de eficiência em curto prazo. Pois a população carece urgentemente das ações de segurança. O Ministério é a casa do Corpo de Bombeiros Militar, é a casa da Segurança Pública”, afirmou o ministro Flávio Dino.

Nova mesa diretora

O comandante-geral do CBMMT já estava à frente do conselho desde o fim de janeiro de 2023, de forma temporária, e agora assume o biênio 2023-2024 após ser eleito pelos membros do Ligabom. Novos comandantes também foram eleitos para compor a nova mesa diretora.

1º Vice-presidente: Cel Célio Roberto Pinto de Araújo – CBMMA
2º Vice-presidente: Cel Alexandre dos Santos Cerqueira – CBMES
Regional Nordeste: Cel Adson Marchesini – CBMBA
Regional Norte: Cel Nivaldo Azevedo Ferreira – CBMRO
Regional Sul: Cel Manoel Vasco de Figueiredo Junior – CBMPR
Regional Sudeste: Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho – CBMMG
Regional Centro-oeste: Cel Washington Luiz Vaz Júnior – CBMGO
Coordenadora Política: Cel Mônica de Mesquita Miranda – CBMDF

Durante o encontro, ocorreu também o nivelamento das informações de caráter interno, por meio dos Representantes Regionais; Comitês e setores administrativos. Os comandantes puderam participar de palestras com profissionais de segurança pública e responsáveis técnicos do Ministério da Justiça e SENASP, com objetivo de facilitar os encaminhamentos de cursos e aquisições.

Ligabom

Fundado em dezembro de 2003, o Ligabom é um Órgão Colegiado que representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.

Fonte: Governo MT – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...