Mais da metade dos municípios de Mato Grosso que ainda não possuem agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em breve vão poder oferecer os serviços de emissão e renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e provas teóricas. Isso porque o Departamento, com a ajuda do Deputado Estadual Eduardo Botelho, confirmou a aquisição de computadores para ajudar na instalação dessas agências em 60 cidades.
O objetivo é facilitar a vida dos cidadãos que precisam deslocar de suas cidades para a Ciretran mais próxima ou até a capital, já que em alguns municípios estão disponíveis apenas os serviços para legalizar veículos.
“Estamos aqui na Assembleia recebendo o grande apoio do deputado Botelho e da Assembleia Legislativa como um todo, no fornecimento de computadores, que são caros, não são simples, para poder fazer as provas e todo atendimento. Temos quase 10 mil pessoas que acessam o sistema do Detran por dia, a população inteira precisa do Detran. Então, se não estiver presente em todos os municípios, cria-se uma dificuldade muito grande porque muitos têm que enfrentar estrada de chão, com deslocamento de até 200 quilômetros para fazer prova teórica e outras questões da habilitação. Com as agências a situação vai melhorar muito”, explicou Gustavo Vasconcelos, presidente do Detran.
Para a implantação das agências serão adquiridos computadores e os equipamentos para fotos, biometria e assinatura digital.
Botelho defende ações como essa que melhoram a qualidade de vida da população. “Começamos uma luta há algum tempo atrás para melhorar o atendimento do Detran. Dentro desse trabalho, que já vem melhorando e, muito, agora tem o que será um divisor de águas, as pessoas não vão mais precisar sair do seu município para fazer a habilitação ou renova-la. Isso será possível através da parceria com a Assembleia Legislativa, vamos fornecer computadores para que possam doar a cada município e melhorar o atendimento ao cidadão”, destacou Botelho.

