quinta-feira, junho 25, 2026

Tebet minimiza voto útil: “Eleição de dois turnos”

Simone Tebet ao lado de apoiadores
Divulgação – 16.09.2022

Simone Tebet ao lado de apoiadores

Nesta sexta-feira (16), a candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) afirmou que não acredita que as eleições 2022 terminarão no primeiro turno. O posicionamento aconteceu após ser perguntada por jornalistas sobre as pesquisas eleitorais e o movimento dos eleitores para fazer o voto útil. A senadora cumpriu agenda no Distrito Federal.

“Não é à toa que existe uma eleição de dois turnos. Se ganha no primeiro turno de acordo com propostas e ideias que os dois candidatos [mais bem colocados nas pesquisas eleitorais] não apresentam”, declarou Tebet.

Com a possível chance de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, iniciou-se o debate para que os eleitores façam o voto útil no próximo dia 2 de outubro. A intenção da campanha petista é conquistar eleitores de Tebet e Ciro Gomes (PDT) e impedir que ocorra um segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O chamado voto útil é quando o eleitor escolhe um candidato que não seja sua primeira opção.  Na última pesquisa Datafolha, Lula apareceu com 45% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro obteve 3%, Ciro recebeu 8% e Tebet alcançou 5%.

A senadora aproveitou a entrevista para chamar os dois primeiros colocados nos levantamentos de “candidatos populistas, personalistas e que têm projetos iguais de partidos ideológicos e, consequentemente, querem a eleição no primeiro turno”.

“Essa é uma eleição de dois turnos. Nós vamos procurar estar no segundo turno”, completou Tebet durante a visita”, concluiu Tebet.

Simone Tebet faz discurso às mulheres

A candidata conversou com lojistas e falou que o governo federal precisa fomentar o empreendedorismo feminino para que o Brasil possa crescer na área da economia.

“A Feira dos Goianos é um exemplo da importância da indústria pro Brasil […] Mas é preciso que a gente invista também no setor que entrega mercadoria. O empreendedorismo, especialmente, o empreendedorismo feminino”, explicou a senadora.

Simone Tebet também se encontrou com feirantes e depois encerrou a agenda desta sexta.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...