segunda-feira, junho 22, 2026

Tarcísio confirma recuo e diz que vai manter câmeras nas fardas da PM

Tarcísio de Freitas não vai retirar as câmeras das fardas da PM
Reprodução / CNN Brasil – 17.10.2022

Tarcísio de Freitas não vai retirar as câmeras das fardas da PM

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que não vai retirar as câmeras nas fardas dos policiais militares.  Em entrevista dada ao canal pago CNN Brasil nesta segunda-feira (5), o ex-ministro da Infraestrutura contou que irá esperar os resultados para decidir se continuará com o equipamento no ano que vem.

“A questão das câmeras eu fui mais crítico na campanha, agora vamos segurar. Vamos manter. Vamos ver o resultado e que ajustes a gente pode fazer”, afirmou Tarcísio. A declaração vai na contramão do que ele prometeu ao longo da campanha eleitoral.

Enquanto candidato, Freitas deixou claro que era contra as câmeras nos uniformes da Polícia Militar. Durante as eleições, o ex-ministro relatou que o equipamento inibia os policiais de agirem contra criminosos.

No entanto, Fernando Haddad (PT), seu principal adversário, apresentou números que mostram que a mortes por policiais caíram 80% entre junho de 2021 e maio de 2022. Além disso, as lesões corporais provocadas por policiais também diminuíram no mesmo período.

Ao ser acusado de querer trazer a política de segurança pública adotada no Rio de Janeiro que, segundo seus adversários, proporcionou o surgimento de milícias, Tarcísio recuou e disse ao eleitor que tomaria a decisão final apenas quando se tornasse governador.

Faltando menos de um mês para assumir o cargo, Freitas deixou claro que manterá o equipamento nos uniformes dos policiais. Porém, esclareceu que poderá mudar de ideia, dependendo da maneira em que a ferramenta for utilizada ao longo dos próximos meses.

Tarcísio e o secretário de Segurança Pública

Tarcísio escolheu Guilherme Derrite para ser o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo. “Estou inovando, colocando alguém que já esteve na Polícia Militar, que foi capitão da Rota, veio se aperfeiçoando, se aprofundando, que vai ser muito orientado por mim. A gente quer garantir que não vamos fazer experimentos”, explicou.

“Acho que tem que dar um voto de confiança para o Derrite, para fazer um bom trabalho. Uma coisa é o político, outra é o secretário de estado. Vou cobrar profissionalismo, resultado, trabalho. Quero que a população se sinta mais segura”, concluiu.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Força Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas

Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam 63 quilos de pasta base de cocaína,...

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho...

Nelsinho Piquet vence em Cuiabá única prova noturna do cirtuito brasileiro de Stock Car

O Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso, voltou a ser palco de um grande espetáculo do automobilismo nacional neste sábado...

Governo de MT lança concurso para reconhecer cafés de excelência e ampliar oportunidades no setor

O Governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso – “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, iniciativa que busca...