quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

Soraya Thronicke defende projetos que garantem mais proteção às mulheres


Ao expressar dor e indignação pelo fato de apenas este ano Mato Grosso do Sul já registrar 8 casos de feminicídio, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) defendeu, em pronunciamento, nesta quinta-feira (10), a aprovação de três projetos de sua autoria que podem aumentar a proteção de mulheres e evitar que novos casos desse tipo de crime e de violência doméstica e familiar continuem a acontecer no país.

O PL 2450/2019 permite que o defensor da ofendida ou a autoridade policial possam dar ciência ao agressor de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), agilizando a comunicação de intimações, explicou a senadora.

Já o PL 1813/2021 obriga o poder público a oferecer curso de defesa pessoal às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Por fim, Soraya Thronicke citou o PL 1928/2021, que autoriza a comercialização, aquisição, porte e posse de spray de pimenta e arma de eletrochoque para defesa pessoal em todo o país.

— E eu já pude testemunhar como é que funciona. Te dá tempo para você conseguir se defender ou conseguir correr e buscar socorro. E o mais interessante é que essas armas não-letais ou menos letais são mais acessíveis à população, são mais baratas do que as armas letais — disse.

Soraya Thronicke ainda citou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostram que a cada 6 horas e meia um feminicídio é registrado no país.

Para a senadora, o que mais chama a atenção é que ainda há quem duvide desse número. Ela acrescentou que, em 2020 e 2021, o Brasil passou a ocupar o quinto lugar no ranking mundial de casos dessa natureza.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Izalci diz que aumento de tributos sobre venda de imóveis é ‘tiro no pé’

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o projeto de regulamentação da reforma tributária, já aprovado na Câmara. Ele considera...

Prorrogado funcionamento de comissão temporária sobre inteligência artificial

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prorrogou nesta quarta-feira (17), por mais 60 dias, o prazo de funcionamento da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...

Zenaide Maia critica reforma tributária e isenções de impostos

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), em pronunciamento nesta quarta-feira (17), criticou o texto do Projeto de Lei Complementar (PLP 68/24) de regulamentação da reforma...

Corpo de Bombeiros segue combatendo incêndio no Pantanal nesta quarta-feira (17)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue combatendo um incêndio que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres, nesta quarta-feira (17.07)....