segunda-feira, junho 22, 2026

“Que estupidez “, diz Lula sobre ideia de Guedes de privatizar praias

Lula discursa em evento de campanha
Divulgação/Ricardo Stuckert

Lula discursa em evento de campanha

Nesta sexta-feira (30), durante reunião com apoiadores no Rio de Janeiro, o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o ministro da Economia Paulo Guedes . O ex-presidente não gostou nem um pouco da proposta do chefe da pasta econômica do governo Bolsonaro de fazer concessão do litoral do Brasil para a iniciativa privada.

Em entrevista ao programa Flow, Guedes apontou que o país tem pontos mal explorados para que o governo arrecadasse dinheiro. Um dos exemplos usados pelo ministro acabou sendo as praias brasileiras. No entanto, ele acusou o sistema político de não permitir.

“O caso do Brasil é um caso clássico de má gestão. Tem trilhões de ativos mal-usados. Por exemplo, tem um grupo de fora que quer comprar uma praia numa região importante do Brasil e quer pagar US$ 1 bilhão. Aí você chega lá e pergunta: ‘vem cá, vamos fazer um leilão dessa praia?’. Não, não pode. ‘Por quê?’ ‘Isso é da Marinha’”, disse Paulo Guedes.

Lula afirmou que escutou a proposta ao assistir televisão e ficou muito surpreso. Ele considerou a proposta do ministro de “estúpida” e que a privatização de praias prejudicaria os mais pobres.

“Eu vi uma notícia na televisão ontem que o Guedes quer privatizar as praias. Gente, como é que alguém pode querer privatizar o único bem público que dá ao pobre a aparência de rico?”, comentou ao lado de Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro, e André Ceciliano, que concorre ao Senado.

“O cara vai ter que ser rico para ir na praia? Nós vamos ver aí o bacana comprando Copacabana e o povo vem até ali só na calçada e volta. Que estupidez é essa de vender praia? E foi dito de forma veemente que vão privatizar praia. Certamente Búzios será uma, quem não foi corra para pisar o pé na água”, concluiu.

Lula e as privatizações

O ex-presidente Lula é conhecido por não ser favorável as privatizações. Na avaliação dele, o governo deve ser um indutor da economia. Ele já apontou que concorda com a gestão mista de uma estatal, quando o poder executivo e a iniciativa privada possuem ações da empresa, como a Petrobras.

Já Paulo Guedes defende a economia liberal, ou seja, um estado mínimo, dando maiores poderes para a iniciativa privada.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma simulará ocorrências reais atendidas por equipes de resgate

Os acidentes de trânsito seguem entre as ocorrências que mais mobilizam as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Em 2025,...

Governo de MT promove solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas nesta segunda (22)

O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 9h, solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do...

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam um adolescente, todos identificados...

Esporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT

Aos 15 anos, David Henrique Oliveira Gomes divide os dias entre aulas, treinos e planos que já vão além dos muros da escola. Aluno...