segunda-feira, abril 21, 2025
spot_img

Os passaportes mais poderosos de 2025: três são de países latinos

Os passaportes mais poderosos de 2025
Nicole Geri

Os passaportes mais poderosos de 2025


Em 2025, o Nomad Capitalist divulgou seu ranking anual avaliando 199 países e territórios. O estudo constatou que o passaporte dos  Estados Unidos ficou na 45ª posição, ficando atrás de países latino-americanos como Chile, Argentina e Brasil.

A liderança ficou com a Irlanda, que, pelo segundo ano consecutivo, superou a Suíça. A vantagem irlandesa reside na ampla isenção de vistos e na facilidade para obtenção de cidadania, aliado ao direito de residência na União Europeia e no Reino Unido.

É relevante notar que, dentre os dez primeiros colocados, apenas Singapura não é europeia, evidenciando a predominância do continente na lista.

São utilizados como base critérios que englobam acesso sem visto, políticas fiscais, reputação internacional, possibilidade de obter cidadania dupla e liberdades pessoais.


A consultoria, estruturou o ranking considerando cinco elementos-chave:

  • Viagens sem visto (50%): Número de países acessíveis sem necessidade de visto prévio.
  • Impostos (20%): Carga tributária aplicada a cidadãos no exterior.
  • Percepção global (10%): Reputação e reconhecimento internacional do país.
  • Cidadania dupla (10%): Liberdade ou restrições para manter mais de uma nacionalidade.
  • Liberdade pessoal (10%): Aspectos como liberdade de imprensa e exigência do serviço militar.

O ranking utilizou informações provenientes de 20 fontes, entre elas a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Índice Henley e o Relatório Mundial da Felicidade das Nações Unidas.

Esses dados permitiram uma análise abrangente e comparativa entre os países, considerando tanto a mobilidade quanto outros fatores essenciais na avaliação do valor de uma cidadania.

O caso dos Estados Unidos

O passaporte americano, embora permita viagens sem visto para 171 países, obteve uma pontuação total de 98,50, sendo prejudicado por aspectos como políticas fiscais rigorosas, uma percepção global menos favorável e restrições para obtenção de cidadania dupla. Os pontos distribuídos foram:

  • Viagem sem visto: 171
  • Impostos: 10
  • Percepção global: 30
  • Cidadania dupla: 50
  • Liberdade pessoal: 30

Países latino-americanos em destaque

Entre os países da América Latina, três nações se sobressaíram no ranking:

Chile(posição 40 – Pontuação: 101,00): Destaca-se pela boa percepção internacional e facilidades na obtenção da cidadania dupla, permitindo acesso sem visto a 162 países e apresentando uma política fiscal mais flexível para cidadãos no exterior.

Argentina(posição 43 – Pontuação: 99,00): Apresenta alta pontuação em cidadania dupla e mobilidade, embora a percepção global seja considerada intermediária.

Brasil(posição 43 – Pontuação: 99,00): Com seu passaporte permitindo o acesso a 164 países sem visto, o país também demonstra desafios em relação à liberdade pessoal de seus cidadãos, quando comparado aos países vizinhos.

Outras nações da região também figuram no ranking, com posições variando de Uruguai, na 49ª posição, a Cuba, na 146ª.

Fonte: Turismo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF e BPFron apreendem cerca de 6 mil pacotes de cigarros contrabandeados no Paraná

Guaíra/PR. Na madrugada desta segunda-feira (21/4), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia...

PF, em ação conjunta com a PMGO, apreende uma tonelada de drogas em Goiás

Goiânia/GO. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar de Goiás, realizou duas apreensões de cocaína no estado, totalizando cerca de uma tonelada...

Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em...

Ex-BBB Hariany exibe cliques de biquíni, minissaia e botas em fazenda: ‘Lindona’

A influenciadora Hariany Almeida, que está solteira desde o fim do relacionamento com o cantor Matheus Vargas, um dos filhos de Leonardo, compartilhou com...