quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img

Mais de 36 mil idosos ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 em Cuiabá; SMS aposta na conscientização e busca ativa


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Mais de 75,4 mil pessoas acima de 60 anos de idade tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Cuiabá, o que representa 99% dos residentes nessa faixa etária. Com relação à segunda dose, 97,7% dos idosos cuiabanos estão em dia com o esquema vacinal. No entanto, quando o assunto é dose de reforço contra o coronavírus, esse percentual cai para 49,5%, conforme dados do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde. A dose de reforço começou a ser aplicada em 27 de setembro de 2021 nesse público.

Visando aumentar a cobertura vacinal nessa população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem apostado na conscientização através dos agentes comunitários de saúde (ACS’s), que fazem visitas domiciliares periódicas e fazem a busca ativa daqueles que ainda estão pendentes de imunização. 

De acordo com a agente comunitária de saúde, Taís Tamara Conceição Carvalho dos Reis, da Clínica da Família do CPA 1, dentre as principais justificativas apresentadas pelos idosos para não buscar a dose de reforço é o medo de reação devido ao fato de se tratar de um imunizante diferente do que foi aplicado nas primeira e segunda doses. “Tem alguns idosos cujos filhos ainda estão com a preocupação pelo reforço ser de outro fabricante, eles têm receio. A maior preocupação é com a reação. Mas a gente enfatiza que o importante é tomar a vacina para se prevenir e prevenir o próximo”, afirma. 

Quem já garantiu todas as doses contra a covid-19, como é o caso do contador aposentado, Gonçalo Ferreira de Arruda, 75, comemora o fato de não ter sido acometido pela doença. “Graças a Deus, eu cuido muito da minha saúde. Eu cumpri direitinho as duas vacinas e, depois, a terceira dose porque é o seguinte: a gente tem que acreditar nos cidadãos que aprovam porque são homens com dignidade”, declara. 

Defensor das medidas de biossegurança e de combate à pandemia, ele parabeniza o serviço de orientação que tem sido realizado pelos profissionais de saúde do seu bairro. “É um brilhante trabalho o das agentes de saúde porque são elas que vão de encontro com a comunidade, descobrir quem está doente, assistir o idosos, as pessoas que estão convalescidas, que estão doentes”, comenta. 

Descentralização da vacina

Vale lembrar que, para facilitar o acesso da população à vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou o serviço para 40 unidades básicas de saúde, além dos polos centralizados da UNIC Beira e drive-thru da UFMT. No site vacina.cuiaba.mt.gov.br é possível visualizar os locais e horários de funcionamentos dos postos e quais deles são de uso exclusivo para vacinação das crianças. 

Graças a essa descentralização, somente no mês de janeiro de 2022, todas essas unidades básicas de saúde bateram a marca de mais de 51 mil doses aplicadas contra a covid-19. Para o coordenador de Atenção Básica na região Norte, Gilson Guimarães, isso reflete o trabalho em equipe e o foco na conscientização que tem sido feito pelas equipes junto à sociedade. “Esse é um trabalho da equipe de atenção básica, tanto dos enfermeiros, dos técnicos dos agentes comunitários de saúde, que fazem a orientação aos usuários e que é muito importante. Essas 51 mil doses também se devem à descentralização, colocando a vacina pertinho da comunidade e, com isso, a população está vendo a importância da vacinação”, comenta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dieta zero açúcar: descubra os benefícios e como fazer de forma segura

Foto: Reprodução Dieta zero açúcar: descubra os benefícios e como fazer de forma segura A busca por uma vida mais saudável...

Paralisação lunar? Entenda o que é o lunistício e saiba como ver

Foto: Reprodução Paralisação lunar? Entenda o que é o lunistício e saiba como ver A primeira "grande paralisação lunar ", também conhecida...

Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos

Foto: Reprodução Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos Quem tem gato sabe que...

Qual emoção de Divertida Mente representa cada signo?

Personare Qual emoção de Divertida Mente representa cada signo? Quase 10 anos depois da estreia, o filme que conta a história de...