quinta-feira, junho 12, 2025
spot_img

Lula vai enviar projeto de regulamentação das redes na próxima semana

Lula é recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa
Ricardo Stuckert

Lula é recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado (22) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em Lisboa. Durante seu discurso, prometeu encaminhar um projeto de lei para regulamentação das redes.

Lula disse que a visita “marca o relançamento do diálogo bilateral” entre as nações e vai “ampliar as relações econômicas e comerciais, e dinamizar as cooperações culturais e educacionais”.

O presidente brasileiro se queixou do “clima de ódio” na política, causado pela “indústria das fake news”. Ele prometeu que, na próxima semana, enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para regular as redes sociais.

“No Brasil nós estamos trabalhando muito, estamos inclusive com um projeto de lei que vai entrar na próxima semana no Congresso Nacional pra gente criar uma certa regulamentação pra evitar a disseminação da mentira através da internet. É obrigação lutar contra a desinformação e que leve em consideração a responsabilidade de empresas de tecnologia em combater conteúdos ilícitos”, declarou.

A balança comercial do Brasil com Portugal está próxima de R$ 6 bilhões, disse o presidente. Ele espera que após a visita, esse valor dobre. “É preciso que a gente seja mais ousado. Nossos empresários e ministros precisam conversar mais, projetar o futuro no financiamento das Indústria e dos produtos dos dois países”.

O presidente português defendeu a resolução do acordo entre União Europeia e Mercosul, além de aprofundamento das relações entre os países na economia, cultura, inovação e na área da Saúde.

Lula também defendeu a inclusão do Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). “É preciso entrar mais países, mais continentes e estabelecer uma nova geografia”, afirmou.

Lula na Europa

O presidente inicia uma agenda de compromissos pela Europa neste sábado, a começar por Portugal, onde também participará da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do Mosteiro dos Jerônimos.

Na sequência, Lua discutirá as relações entre os países com Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém e almoçará com o primeiro-ministro Antônio Costa.

Também neste sábado, deve ocorrer a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, onde o Brasil projeta a assinatura de acordos de cooperação entre os países.

Segundo o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português, entre eles, de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com diversos ministérios do governo português.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Política Nacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)

Encerra-se, às 23h59 desta quinta-feira (12.6), o prazo de inscrições para 1.160 vagas em cursos técnicos gratuitos e noturnos oferecidos pela Secretaria de Estado...

Governo de MT discute regularização ambiental dos imóveis rurais nos biomas Amazônia e Pantanal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou nesta terça-feira (10.6), em Brasília, de reunião interinstitucional determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para...

Escola de Governo oferta 200 vagas para o curso Gestão de Documentos e SigaDoc na Prática

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para a capacitação sobre o...

Escola de Governo oferta curso básico de Língua Brasileira de Sinais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, está com 40 vagas para o curso presencial de...