quinta-feira, junho 25, 2026

Lula critica Bolsonaro em reunião com reitores: “Saindo das trevas”

Lula em reunião com reitores de universidades
Reprodução/Youtube

Lula em reunião com reitores de universidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do Ministro da Educação , Camilo Santana (PT-CE), se reuniu com reitores de universidades no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (19). Ele voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ao afirmar que a educação do país está “saindo das trevas”. Ele prometeu que o ensino público federal vai “voltar à luminosidade de um novo tempo”.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento”, declarou o petista em encontro com 27 reitores das universidades federais do país.

Lula voltou a criticar a política adotada pelo governo anterior para as universidades públicas. Ele garantiu que dará prioridade ao ensino superior, igual ocorreu nos seus dois primeiros mandatos. “Eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, acrescentou. 

Durante o discurso, o presidente da República disse que as instituições de ensino tiveram que passar por um momento de “obscurantismo” por culpa da gestão bolsonarista. “Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos”, lamentou.

No ano passado, ao longo da corrida eleitora de 2022, o chefe do Executivo federal deixou claro aos eleitores que faria um investimento pesado nas instituições de educação federal. Ele usou seus outros governos como exemplo e se emocionou diversas vezes ao defender o setor.

O petista também prometeu dialogar com as principais lideranças da área educacional do país.

Lula volta a citar os dois primeiros mandatos

O presidente Lula voltou a citar o trabalho que realizou nos seus dois primeiros mandatos. Ele disse novamente que fará investimentos iguais ocorreram entre 2003 e 2010. O petista destacou que a verba não ficará restrita no ensino superior, pois seu objetivo é dar atenção para a educação básica e a área de pesquisa.

“Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação”, relatou.

“Embora derrotamos Bolsonaro, nós temos que derrotar o ódio, a mentira, as fake news e os fanáticos”, afirmou Lula ao encerrar a reunião.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...