sábado, junho 27, 2026

Laboratório confirma primeiro caso de varíola do macaco em São Paulo


source
Vírus da 'varíola dos macacos'
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação – 20/05/2022

Vírus da ‘varíola dos macacos’

O laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, atestou nesta quinta-feira o primeiro caso de Varíola dos Macacos do Brasil. O quadro é de um homem de 41 anos que esteve recentemente na Espanha e em Portugal. Informações iniciais apuradas pelo GLOBO dão conta que o homem viajou para esses países com a mãe, que ainda não apresentou sintomas para a doença.

O caso já era considerado positivo para a doença por especialistas que conheciam o quadro do paciente desde ontem. A secretaria de Saúde, contudo, tratava esta primeira infecção como “suspeita”. Essa cautela se deu diante da necessidade de realizar um sequenciamento genômico completo de amostras retiradas do paciente. Nesta modalidade, compara-se o genoma do vírus encontrado em amostras do paciente com bancos de dados de casos internacionais. Este trabalho que coube ao Adolfo Lutz.

Vale dizer, conforme interlocutores informaram ao GLOBO, que duas outras análises de secreções do paciente já haviam sido realizadas, mas somente uma delas deu positivo. Agora, com a confirmação do Lutz, não restam mais dúvidas sobre o caso.

Em nota, a secretaria de Saúde informou que ” a confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus”.

Há ainda um segundo caso em investigação na capital paulista. Trata-se de uma mulher de 26 anos internada em um hospital da rede pública paulistana. Neste caso, contudo, especialistas que conhecem bem o caso acham menos provável a confirmação do diagnóstico. A paciente, inclusive, passa por novos exames capazes de determinar o que compromete sua saúde neste momento.

O paciente do Emílio Ribas está em um quarto de isolamento. Médicos que tratam de sua saúde precisam utilizar um grande aparato de proteção para evitar infecções pela respiração ou pelo contato. Fazem parte da indumentária luvas, faceshield, máscara do tipo N95, um traje de proteção e óculos.

O paciente, dizem informações iniciais, passa bem.

Fonte: IG SAÚDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...