sábado, junho 13, 2026

Kassab quer aliado de Eduardo Leite na disputa pelo governo de SP


source
Kassab quer aliado de Eduardo Leite na disputa pelo governo de SP
Marcelo Camargo/ABr

Kassab quer aliado de Eduardo Leite na disputa pelo governo de SP

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, decidiu lançar o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, na corrida pelo governo de São Paulo. Ramuth deixou o PSDB no começo do ano depois de ter apoiado o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias para escolher o candidato a presidente do partido, vencidas pelo governador de São Paulo, João Doria.

São José dos Campos foi o único diretório municipal do PSDB de São Paulo que não apoiou Doria nas prévias e se aliou a Leite. Kassab tem sondado o governador gaúcho para ingressar em seu partido e disputar a Presidência da República se o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), decidir não concorrer. O presidente do PSD se encontrou três vezes com Leite desde dezembro.

Na eleição de São Paulo, a aposta inicial de Kassab era o ex-governador Geraldo Alckmin, que também deixou o PSDB, mas o movimento de aproximação do ex-tucano com o ex-presidente Lula mudou os planos. A avaliação é que Alckmin está próximo de fechar um acordo para ser vice do petista.

Sem Alckmin, Kassab passou a cogitar a candidatura dos tucanos Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos, do prefeito de Santo André, Paulinho Serra, e de Ramuth. Nos últimos dias, se decidiu em favor do prefeito de  São José dos Campos.

Leia Também

Nesta segunda-feira, ele irá até a cidade do Vale do Paraíba para formalizar o convite para Ramuth ser candidato. Os dois participarão juntos de uma entrevista coletiva na hora do almoço. O prefeito deve pedir um tempo para pensar sobre a candidatura, mas internamente a sua entrada na corrida eleitoral paulista é considerada certa.   

Para poder se candidatar, Ramuth terá que renunciar ao cargo de prefeito até o dia 2 de abril. O seu vice, Anderson farias, também trocou o PSDB pelo PSD.

Cenário indefinido

O cenário da corrida pelo governo de São Paulo ainda está indefinido. O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que deve assumir o comando do estado em abril com a renúncia de Doria para concorrer a presidente, é o nome certo na disputa. O presidente Jair Bolsonaro (PL) quer o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, concorrendo pelo seu partido, apesar das resistências ao seu nome na legenda.

O PT dá como certa a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad, mas o PSB quer o apoio dos petistas ao ex-governador Márcio França. O PSOL pretende lançar o líder sem teto Guilherme Boulos.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...