domingo, maio 19, 2024
spot_img

Kalil Baracat lança programa visando ampliar a geração de emprego e renda


Combater um universo de mais de R$ 12 milhões de desempregados, levou a Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria de Assistência Social e parceiros como o Governo do Estado de Mato Grosso, IFMT, SESI, SENAI, SENAC, CDL, GAAT e UNIVAB a se unirem para capacitar, treinar e ampliar as possibilidades da geração de emprego e, a consequente melhora na renda da segunda maior cidade de Mato Grosso.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat e a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, anunciaram que o novo programa “Qualifica+VG”, tem por objetivo disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, por meio da capacitação profissional. O programa reúne diversos projetos de cursos de qualificação profissional de importantes parceiros da Prefeitura Municipal, que inclusive desde o ano de 2021 já ofertaram e preencheram vagas de emprego de pessoas indicadas pela Administração Municipal após avaliação de currículo.

A marca foi criada para identificar os cursos dos parceiros da Secretaria de Assistência Social, com foco no público de vulnerabilidade e risco social, famílias inscritas no Programa Ser Família do Governo do Estado de Mato Grosso, que atende jovens, mulheres arrimo de família, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.

Kalil Baracat disse que Várzea Grande dá um passo importante no que tange a capacitação e geração de emprego e renda, e a inserção do “Qualifica + VG”, ampliará as possibilidades de se ter um número maior de pessoas sendo preparadas para o concorrido mercado de trabalho.

“Não basta apenas ofertar as vagas de trabalho, temos que qualificar a nossa mão de obra, por isso estamos criando esse programa que vai ampliar e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores. Vamos preparar e mudar a vida de nossos munícipes. Um exemplo claro acontece aqui mesmo em Várzea Grande onde temos nos próximos anos R$ 515 milhões em obras e ações de interesse da cidade. Essas obras e ações geram emprego e renda, sendo que para preencher essas vagas é necessário que tenhamos profissionais capacitados, pois são poucas as cidades que conseguem investir recursos deste montante, gerando emprego e renda em todos os setores, por isso decidimos criar o Qualifica + VG”, frisou Kalil Baracat.

O prefeito fez questão ainda de lembrar que os resultados colhidos por sua gestão e mesmo os avanços obtidos nos últimos anos são decorrentes de todo planejamento e investimentos efetivados pela então prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Coordenado pela secretaria de Assistência Social, o programa conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social; SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial); CDL (Câmara de Diretores Lojistas); IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SESI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); com apoio do GAAT (Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras) e também com a participação da União Várzea-grandense de Bairros – UNIVAB

O diretor geral do IFMT-VG, João Bosco Lima Beraldo, disse que Várzea Grande está de parabéns pelos serviços realizados. “O IFMT tem satisfação e alegria em ter o município como parceiro, em especial, neste curso de Microempreendedor Individual, com uma oferta de 500 vagas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e beneficiárias de Programas Sociais. O curso está tendo grande procura e já é um sucesso. Para este semestre estão sendo ofertadas 250 vagas, e já temos 220 inscritos”, informou.

Beraldo também destacou o trabalho que vem sendo feito pelos CRAS, que tem resultado no número elevado de inscrições. “Várzea Grande possui quatro Centros de Referência em Assistência Social e tem municípios que possuem até dez unidades que não conseguiram alcançar um número de inscrições realizadas aqui na cidade. E esse resultado é fruto do trabalho conjunto do IFMT, de toda a equipe da Prefeitura Municipal e todos envolvidos nesta grande parceria” disse o diretor lembrando que os cursos serão realizados nos bairros, em Escolas das Redes Municipais e Estadual, num trabalho coletivo.

O presidente do CDL, David Pintor disse que ao longo do ano de 2021 esteve junto com a administração municipal discutindo vários projetos em prol da geração de emprego e renda e em todos os projetos, os atendimentos que foram feitos, principalmente pelos Centros de Referência em Assistência Social, nos bairros, foram feitos com dedicação.

“Mais de 2 mil vagas de empregos foram ofertados por empresas em Várzea Grande, e que foram de certa forma, preenchidas com trabalho que a Prefeitura Municipal fez, com apoio de toda equipe que compõem a Assistência Social. Hoje com o lançamento deste novo programa para mim é um marco, porque não é só dar emprego, mas ensinar também algumas funções. Esse projeto é muito importante e vamos participar sim desse grande movimento”, enalteceu o empresário, destacando que esse novo Programa dará dignidade a vida das pessoas.

Já a delegada da Delegacia Especializada na Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso, Mariel Antonine Dias Viana, frisou que o Programa “Qualifica + VG” é diferenciado e tem tudo para ser um sucesso. “A evolução de uma pessoa só se dá com base na educação, que proporcionou uma mudança em minha vida e vai proporcionar mudanças na vida de todos aqueles que se dispuserem em aprender. Nem sempre uma faculdade está à disposição de todos, e tem mãe de família que não tem condição de fazer uma faculdade, mas tem condição de fazer um curso profissionalizante, se tiver disponível. Quero agradecer e elogiar essa ação do município, junto com todos os parceiros que integram essa Rede. O projeto vai qualificar também as vítimas de violência doméstica, e a gente sabe que uma grande dificuldade para mulher vencer a violência doméstica é a falta de trabalho, mas com essa filtragem será possível vencer esse ciclo de vida”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância de todas as parcerias realizadas, pois o foco principal é criar oportunidades para todos indistintamente. “Temos parceiros que se dedicam em transformar a vida das pessoas e essas parcerias têm possibilitado um leque de oportunidades com foco no social inclusivo, com mulheres, pessoas com deficiências, mulheres arrimo de famílias. A Secretaria de Assistência trabalha com público vulnerável, e temos que ter sensibilidade e um olhar especial para esse público, daí a nossa preocupação em proporcionar capacitação, e dar meios para que essas pessoas sejam inseridas no mercado do trabalho. O nosso compromisso com o lançamento deste programa é a possibilidade assertiva de recomeços”, assegurou. 

Ana Cristina também enalteceu a participação do Governo do Estado de Mato Grosso no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao social, bem como da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos que em sua gestão trabalhou de forma brilhante, neste setor, com programas e serviços voltados a capacitação de mulheres com cursos profissionalizantes, no fortalecimento de vínculos familiares. “E a nossa missão é dar continuidade e avançar ainda mais nos projetos e serviços que começaram na gestão passada e que nesta gestão serão fortalecidos para atender a mais pessoas como determina o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, que é idealizadora de diversas ações sociais de Várzea Grande”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feijão cozido com maça de peito

Ingredientes 500 g de maça de peito, 2 copos de feijão vermelho, 4 copos de água ou ate cobrir a panela de pressão, 2 colheres de sopa de...

Arroz doce com casca de limão

Ingredientes 3 copos de arroz água suficiente para cobrir o arroz cascas em tiras de um limão 3 lascas de canela 1 litro e meio de leite  açúcar a gosto Modo...

Fabiana Justus leva família às lágrimas com surpresa em aniversário da irmã:’Vicky”

Fabiana Justus apareceu de surpresa na festança de aniversário da irmã caçula, Vicky, levando a madrasta, Ana Paula Siebert, e a irmã, Rafa, às lágrimas. A filha...

Pavê de Biscoito de Maizena

Ingredientes 4 pacotes de biscoito maizena tradicional ou sabor chocolate 2 latas de leite condensado 1 1/2 colher de sopa de maisena 1 lata de creme de leite 1...