sábado, junho 13, 2026

Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso recebem projeto de saúde mental

Os Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso, mantidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), receberam de 19 de maio a 22 de junho, o projeto “Arte é Vida: Vivendo Arte e Produzindo Saúde”, que realizou intervenções artísticas e pesquisa com o objetivo de promover saúde mental e humanização por meio das artes. O projeto atendeu pacientes internados, acompanhantes e servidores.

Para o enfermeiro responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Regional de Sinop, Gleisson Barboza, a experiência foi positiva tanto por auxiliar no tratamento dos pacientes quanto por melhorar o ambiente para os colaboradores.

“Ações desse modelo são necessárias dentro do ambiente hospitalar, pois já é pesado devido às situações que são tratadas aqui dentro. Pude notar mudanças dos colaboradores antes de ir para a oficina e depois de ter saído da oficina. É nítido que esse projeto teve um grande impacto nas nossas equipes”, destacou.

Barboza disse ainda que o projeto foi de grande valia por melhorar a estadia dos pacientes no hospital e por tornar o processo de tratamento ainda mais humanizado. “Por tirar o paciente do leito, fazê-lo pensar em outras coisas que vão desligar a mente dele da internação e levar para um outro momento. Acabamos descobrindo novos artistas depois de uma oficina de pintura”, disse.

De acordo com a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho, a unidade também sentiu o impacto positivo da ação. “A equipe utilizou o auditório, a área de lazer e as enfermarias do hospital para realizar as atividades artísticas, que foram muito positivas para a saúde mental dos participantes”, informou.


Segundo a psicóloga e pesquisadora Gabriela Neves, foram realizadas 20 oficinas criativas para pacientes e acompanhantes, oito oficinas com os servidores dos hospitais e 20 atividades criativas nos leitos, além de oito intervenções artísticas, entre apresentação de coral, teatro de fantoche, contação de histórias e dupla de palhaços.

“A proposta foi de criar espaços de expressão, reflexão e alívio emocional, ressignificando a experiência hospitalar de quem cuida e de quem é cuidado, por meio da arte. O projeto impactou 560 pessoas, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhantes e servidores”, explicou.

O projeto foi contemplado pelo edital Viver Cultura nº 12/2023, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com apoio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo. A equipe é composta por seis integrantes, sendo duas psicólogas, dois estagiários de psicologia, um videomaker e uma pesquisadora/analista de dados.

A iniciativa também desenvolveu uma pesquisa de opinião sobre o impacto psicossocial das intervenções artísticas na saúde emocional dos participantes.

“Os resultados serão apresentados à comunidade em uma revista impressa e em uma ação artística itinerante, com a exibição de um vídeo das atividades em uma cabine móvel que circulará por pontos estratégicos de Sinop e Sorriso, ampliando o alcance e o impacto da experiência”, contou Gabriela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...