quarta-feira, junho 24, 2026

Governos de seis estados decretam uso da PM para desobstruir estradas

Manifestantes bolsonaristas bloqueiam a Rodovia Castelo Branco, em Barueri, no interior de São Paulo
Reprodução/CNN

Manifestantes bolsonaristas bloqueiam a Rodovia Castelo Branco, em Barueri, no interior de São Paulo

Os governadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Bahia determinaram que a Polícia Militar (PM) atue para liberar as rodovias bloqueadas por manifestantes bolsonaristas que não aceitam o resultado do segundo turno das eleições. No domingo (30), o presidente eleito Lula (PT) derrotou o presidente em exercício Jair Bolsonaro por uma diferença de quase dois milhões de votos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou nesta terça-feira (1º) que as polícias militares dos estados estão autorizadas a desobstruir rodovias federais bloqueadas e identificar, multar e prender os responsáveis. Normalmente, esse trabalho caberia a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas o STF declarou que a PM tem “plenas atribuições constitucionais e legais para atuar” na questão.

Segundo balanço, há mais de 440 pontos bloqueados, somando rodovias federais e estaduais, em 24 estados e no Distrito Federal. Em alguns locais, a PM chegou a usar bomba de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes, como ocorreu em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre. No Rio Grande do Norte, houve uso de spray de pimenta.

Veja abaixo os governadores que se manifestaram sobre os bloqueios:

São Paulo

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), escreveu no Twitter que o “bloqueio de estradas é inadmissível” e que “as pessoas têm o direito de ir e viver”. No mesmo tweet, ele escreveu informou também que a PM está agindo desde segunda para liberar as estradas.

Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que ordenou o Batalhão de Choque da Polícia Militar a desobstruir as estradas, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele, que é do mesmo partido de Jair Bolsonaro, disse que “é preciso respeitar o resultado das urnas”.

Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que pediu às forças de segurança que desobstruam “qualquer via ou estrada que esteja interditada por manifestações”. Ele declarou apoio à Bolsonaro no segundo turno das eleições, mas desejou sorte à Lula. Disse, ainda, que “a eleição já acabou e, agora, nós temos que assegurar o direito de todos de ir e vir e também que as mercadorias cheguem onde precisa para não haver desabastecimento”.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...