quinta-feira, junho 25, 2026

Ex-ministro de Bolsonaro contará outra história sobre joias a Michelle

 Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia governo Jair Bolsonaro está envolvido no caso das joias milionárias de Michelle Bolsonaro
Reprodução

Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia governo Jair Bolsonaro está envolvido no caso das joias milionárias de Michelle Bolsonaro


O ex-ministro de Minas e Energia , Bento Albuquerque , vai mudar versão sobre as joias de diamantes dadas pelo regime da Arábia Saudita para o governo Jair Bolsonaro (PL-RJ). O antigo funcionário da gestão bolsonarista explicará porque guardou durante sete meses um kit com itens valiosos.

Inicialmente, ele prestaria depoimento para a Polícia Federal nesta quinta-feira (9), mas foi adiado para a próxima terça (14) a pedido da defesa do ex-ministro. Segundo a coluna da Bela Megale, do jornal O Globo,  Albuquerque falará que esperava o desfecho sobre a apreensão das joias de diamantes destinadas para Michelle Bolsonaro e que foram confiscadas pela Receita Federal de São Paulo.

A comitiva do aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou da Arábia Saudita com dois pacotes com presentes e uma escultura dados pelo governo saudista em outubro de 2021. Uma caixa de relógio e outros itens de valor foram entregues ao antigo mandatário do Brasil em novembro do ano passado, quando o ministro de Minas e Energia era Adolfo Sachsida.

Bento dirá que, se tivesse recebido o colar de diamantes, seguiria os protocolos para que o bem fosse anexado ao acervo do estado brasileiro. No entanto, ele ainda não sabe como explicará o fato da sua comitiva ter omitido para a Receita Federal o segundo pacote que entrou no Brasil e que hoje está com Bolsonaro.

Versão inicial de Albuquerque

O ex-ministro disse para os fiscais da Receita que as  peças de diamantes eram da ex-primeira-dama. Na nova versão, ele dirá que a frase foi usada de forma genérica e que as joias eram um presente para o governo brasileiro.

Ele também dirá que só soube que a peça era feminina quando o pacote foi aberto pela fiscalização do aeroporto e que por isso deduziu que era para Michelle. “Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, chegou a dizer Albuquerque em vídeo divulgado pelo Jornal Nacional na última quarta (8).

A defesa do ex-ministro usará o vídeo para anexar na ação. Os advogados acreditam que as imagens são positivas para Albuquerque, porque mostram um comportamento de colaboração por parte dele.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...