quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img

Dignidade e autonomia à pessoa autista é o que visa o projeto apresentado por Dr. Gimenez


Foto: Carlos Boscato / Assessoria de Gabinete

Dignidade e autonomia à pessoa autista. Esse é o objetivo do projeto de lei Nº 111/22 apresentado, na sessão desta quarta-feira (9), pelo deputado Dr. Gimenez (PV).  A proposição confere o título de utilidade pública estadual à Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de Primavera do Leste.

“Uma importante associação que desde 2016 acolhe e faz valer os direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista – TEA e familiares. Nada mais justo que seja reconhecida com o título de utilidade. Com ele, a associação ganha mais um braço de apoio na busca por melhorias para os serviços desenvolvidos por ela no município”, declara.

De acordo com o parlamentar, o título é mais uma ferramenta que habilita às entidades para, por exemplo, receber recursos públicos e firmar convênios. “Funciona como um selo, dando mais legitimidade, reforçando a relevância do trabalho prestado ao coletivo de determinada associação. Por isso, tenho conferido o título a algumas entidades que fazem a diferença na vida das pessoas, como a AMA de Primavera”, explica. 

A apoiadora da associação, Laura Kelle Barros, ex-secretária de Saúde e presidente do Partido Verde (PV) do município, ressaltou o trabalho que o deputado vem prestando à saúde de Mato Grosso.

“O Dr. Gimenez nos prometeu o projeto e cumpriu. Agradeço em nome de todos da AMA.  Alguns ainda carregam o entendimento que o título pode não ter relevância. Mas para nós que lutamos dia a dia, muitas vezes sem recurso, é uma grande conquista. É o respeito pela nossa luta e mais um voto de credibilidade para que o nosso trabalho seja difundido”, agradeceu.

O acolhimento da AMA também é estendido aos familiares da pessoa autista. “Um dos principais problemas enfrentados pelos pais de autistas é a inserção deles no convívio da sociedade. Ainda existe um longo caminho para que possamos, realmente, proporcionar o acolhimento correto à pessoa autista. Como médico, vou trabalhar para que mais políticas públicas sejam implantadas”, conclui Dr. Gimenez.

Leis sancionadas –  Dr. Gimenez é autor de 30 leis, sendo que nove delas conferem às entidades, como Sindicatos e Câmara de Dirigentes Lojistas, o título de utilidade. 

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriela Versiani exibe vídeo com filho de Murilo, e ganha declaração: ‘Amo vocês’

A influenciadora Gabriela Versiani, de 25 anos, encantou o namorado, o cantor Murilo Huff, de 28, ao postar um vídeo com Leo, de 4 anos, filho...

Dupla que matou e queimou corpos de vítimas é condenada a 76 anos

Denunciados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por cometerem dois homicídios qualificados, no município de Rondonópolis, os jovens Raul de Souza Santana...

PF e BPFron apreendem maconha durante patrulhamento em Terra Roxa/PR

Guaíra/PR. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu 1.617kg de entorpecente, durante monitoramento de estradas rurais na cidade...

PF prende duas pessoas por tráfico de drogas em Guajará-Mirim/RO

Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (24/7), duas pessoas pelo crime de tráfico de drogas nesta, em Guajará-Mirim/RO. Na ação, foram apreendidos...