quinta-feira, junho 25, 2026

Celulares tomam espaço de TV’s e computadores na pandemia, diz estudo

Celular passa a ser o aparelho mais usado nos lares brasileiros
Bruno Gall De Blasi

Celular passa a ser o aparelho mais usado nos lares brasileiros

Na pandemia, a televisão e o computador perderam ainda mais o protagonismo nas casas brasileiras para os celulares. Enquanto o percentual de residências com aqueles aparelhos caiu, a parcela de famílias com smartphones cresceu de 94,4% para 96,3% de 2019 para 2021.

E a fatia de domicílios só com telefone celular saltou para 81,4%. No ano anterior à pandemia, era de 72,4%. Consolidando o seu reinado nos lares brasieiros, o smartphone também se tornou o principal dispositivo de acesso à internet em casa.

Os dados são do levantamento Tecnologia da Informação e Comunicação com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadTIC), divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, e confirmam uma tendência crescente nos últimos anos: o conteúdo audiovisual e de emissoras de TV, assim como o streaming, antes consumidos só via televisores, agora passaram a ser acessados por diferentes dispositivos.

De acordo com o estudo, nos últimos cinco anos, a quantidade de casas apenas com celular passou de 62% do total, em 2016, para 72%, em 2019. Na pandemia, saltou para 81% no ano passado. E o aparelho fixo foi saindo de cena: caiu à metade neste período.

Os televisores e computadores já foram os itens mais valorizados nas casas brasileiras, tendo inclusive lugar de destaque em décadas passadas. Nos últimos anos, porém, foram sendo substituídos pelos smartphones, que conseguem agrupar cada vez mais funções, à medida que tecnologia e conexão evoluem.

Percentualmente, a presença de TVs nas residências já vinha minguando desde 2016 quando foi de 97,2%. De 2019 para 2021, mesmo com o isolamento social e a ampliação do uso de telas, a trajetória de queda se manteve, passando de 96,2% para 95,5%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

TV desbanca o computador no acesso à web

Já o percentual de domicílios com microcomputador foi reduzido de 41,4% para 40,7% entre o ano pré-pandemia e 2021. A variação da presença do tablet é ainda maior, de 11,6% para 9,9%.

Com o avanço da presença do celular em casa, ele se tornou o principal dispositivo de acesso à internet nas residências, sendo utilizado em 99,5% dos domicílios com acesso à rede em 2021.

Em seguida, vem a TV, principal dispositivo para acesso à internet em 44,4% dos domicílios, superando, pela primeira vez, o computador (42,2%). Efeito da disseminação dos serviços de streaming.

O levantamento mostra ainda que a televisão por assinatura caiu de 30,3% para 27,8%, e que domicílios sem conversor para receber sinal da TV aberta, sem antena parabólica e sem assinatura caiu passou de 1,7 milhões para 1,5 milhões de domicílios no Brasil entre 2019 e 2021.


Fonte: IG TECNOLOGIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...