quarta-feira, junho 24, 2026

Aprovado novo embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe


Com 42 votos a favor e 2 contrários, mais 2 abstenções, o Plenário do Senado aprovou a indicação (MSF 12/2022) do diplomata Pedro Luiz Dalcero para chefiar a embaixada brasileira em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, país da África Central que tem o português como língua oficial. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Em sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Dalcero destacou que a prioridade de seu programa de trabalho será a promoção comercial de bens e serviços brasileiros, assim como o fomento a investimentos. Segundo ele, o Brasil é visto como um parceiro confiável e com histórico de cooperação em várias áreas, sendo a cooperação técnica o eixo central da relação.

O diplomata ressaltou que o Brasil tem condições de oferecer parcerias econômicas comerciais que levem ao aumento das exportações de ambas as nações. Dalcero sugeriu ainda a criação de uma câmara de comércio para estimular investimentos do setor privado, além de explorar a possibilidade de se criar um grupo parlamentar entre os dois países.

Graduado em direito, Dalcero ingressou na carreira diplomática em 1996 e atualmente exerce o cargo de ministro-conselheiro na Representação Especial junto à Conferência do Desarmamento em Genebra. 

No Brasil, atuou no Departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, na Divisão de Serviços Financeiros e na Presidência da República. 

Serviu nas embaixadas do Brasil no Panamá e em Lima, além da Delegação Permanente em Genebra e na Delegação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). 

A relatora da indicação foi a senadora Soraya Thronicke (União-MS).

Características

São Tomé e Príncipe conquistou a independência de Portugal em 1975. É um país insular localizado no Golfo da Guiné, na costa ocidental da África Central.

A economia depende significativamente da exportação de cacau. De acordo com o Itamaraty, nos últimos anos a seca afetou severamente a produção e o governo vem se esforçando para diversificar a economia do país, uma vez que variações no preço da commodity afetam sua economia de modo expressivo. O país depende também da importação de alimentos, combustível, bens manufaturados e de consumo.

O governo tem buscado atrair investimentos estrangeiros para a nascente indústria ligada ao setor petrolífero no Golfo da Guiné porque São Tomé e Príncipe tem a perspectiva de tornar-se produtor de petróleo e gás natural. Na avaliação do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, caso essa possibilidade venha a se concretizar, as perspectivas econômicas do país poderão melhorar substancialmente.

Para o ministério, o setor de turismo também tem grande potencial. São Tomé e Príncipe tem pouco mais de mil quilômetros quadrados de área total e cerca de 205 mil habitantes. A moeda oficial é a dobra.

Relações bilaterais

De acordo com o Itamaraty, as relações bilaterais cresceram após a instalação da embaixada do Brasil em São Tomé em 2003. A cooperação técnica é o eixo central no relacionamento entre os dois países, envolvendo iniciativas nas áreas de educação, saúde, informatização do governo local, agricultura, alfabetização de adultos, defesa, infraestrutura urbana, polícia, prevenção e controle do HIV e Previdência Social.

Cooperação educacional

Quinto maior beneficiado pelo Programa Estudante Convênio de Graduação no continente africano — depois de Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Benin e República Democrática do Congo —, São Tomé e Prícipipe teve 394 estudantes selecionados desde o ano 2000.

Cooperação em Defesa

São Tomé e Príncipe ocupa posição estratégica no Golfo da Guiné. Segundo o Itamaraty, a recorrência de ações de pirataria na região reforça a importância do arquipélago de São Tomé e Príncipe para a dinâmica geopolítica no Atlântico Sul e, consequentemente, para os interesses brasileiros na área de defesa.

Comércio bilateral

Entre janeiro e outubro de 2021, as exportações brasileiras atingiram US$ 3 milhões (1,5% a mais do que no mesmo período no ano anterior) e as importações corresponderam a US$ 28 mil (367% a mais do que no mesmo período no ano anterior), totalizando uma corrente de comércio de US$ 3,3 milhões (2,3% a mais do que no mesmo período em 2020).

As exportações brasileiras foram compostas principalmente de arroz, outras preparações e conservantes, e açúcares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...