segunda-feira, junho 22, 2026

Lula e Fernández falam sobre fortalecimento do vínculo entre os países

Lula se reuniu com presidente argentino um dia após tomar posse
Ricardo Stuckert

Lula se reuniu com presidente argentino um dia após tomar posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  se encontrou com o líder argentino, Alberto Fernández, nesta segunda-feira (2). A reunião bilateral aconteceu um dia após o petis tomar posse e assumir o governo brasileiro. 

O encontro aconteceu no Itamaraty, e foi uma das 16 conversas que o novo chefe do Executivo brasileiro terá com delegações estrangeiras no dia seguinte à posse. Após a reunião, Fernández foi às redes sociais celebrar a visita a Lula. 


“Conversamos sobre a importância e a necessidade de aprofundar o vínculo indissolúvel e histórico entre os dois países, que nos últimos anos tinha sido difícil de concretizar”, escreveu o presidente da Argentina. 

“O povo deu a ele o reconhecimento que merecia, sua presença e liderança garantem o retorno do Brasil aos foros internacionais”, ressaltou. Alberto afirmou ainda que Brasil e Argentina estão no mesmo caminho e buscam “o mesmo destino” para a “integração da América Latina”.

Encontro com presidente boliviano

Lula também se reuniu nesta segunda-feira com Luis Arce, presidente da Bolívia.  O líder brasileiro postou mensagens sobre o encontro com o mandatário boliviano e afirmou que as discussões entre ambos os país são focadas em políticas sociais, fornecimento de energia (gás natural) e importação de fertilizantes para o agronegócio. 

Nas suas redes sociais, Arce também falou sobre a conversa, que ocorreu no Itamaraty. Além dos assuntos destados por Lula, ele também jogou luz sobre a importância dos dois países terem uma agenda em prol de questões relacionadas à fronteira.

“Hoje em Brasília nos reunimos com o novo presidente da #Brasil, irmão @LulaOficial, com quem decidimos aprofundar uma ampla agenda de trabalho em benefício de nossos povos, que inclui questões de fronteira, gás, energia elétrica, ureia, investimentos e comércio”, publicou. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Força Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas

Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam 63 quilos de pasta base de cocaína,...

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho...

Nelsinho Piquet vence em Cuiabá única prova noturna do cirtuito brasileiro de Stock Car

O Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso, voltou a ser palco de um grande espetáculo do automobilismo nacional neste sábado...

Governo de MT lança concurso para reconhecer cafés de excelência e ampliar oportunidades no setor

O Governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso – “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, iniciativa que busca...