quinta-feira, junho 25, 2026

Alberto Fernández visita o Brasil após vitória acirrada de Lula

O presidente da Argentina cancelou os compromissos desta segunda-feira para visitar e parabenizar Lula pela vitória nas eleições 2022
Reprodução/Twitter – 30/10/2022

O presidente da Argentina cancelou os compromissos desta segunda-feira para visitar e parabenizar Lula pela vitória nas eleições 2022

O presidente da Argentina , Alberto Fernández , veio a São Paulo nesta segunda-feira (31), encontrar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . A reunião acontece logo após a vitória do petista nas eleições 2022 , que ocorreu no último domingo (30). FernándezLula se encontraram no Hotel Intercontinental, que foi um dos locais que a equipe petistas utilizou para firmar campanha na capital paulista.

Pela manhã, a  agência de notícias oficial da Argentina , Télam, havia divulgado que o chefe do executivo argentino visitaria hoje o Brasil . Fernández é o primeiro líder de estado a se encontrar com o presidente eleito.


O encontro foi registrado e postado nas redes sociais de Fernández , que ainda parabenizou Lula pela vitória acirrada nas eleições . “Todo meu amor, minha admiração e respeito, querido companheiro. Teremos um futuro que nos abraça e nos convoca”, disse o líder argentino em uma publicação no Twitter. 


A viagem

A viagem marcada de última hora ocorreu após o resultado da vitória de  Lula . Já na noite de domingo,  Fernández manifestou em entrevistas locais  estar contente com o resultado, além de falar que será algo positivo para a América-Latina . Segundo a Télam, nesta mesma noite  Fernández ligou para  Lula  para parabenizá-lo pela vitória, e marcar o encontro desta segunda-feira.

“Já lidei com ele muitas vezes, no cargo e como colega. Ele tem uma enorme peculiaridade que é a liderança autêntica , e chega em um momento em que a região passou por muitas mudanças. A chegada de Lula pode ajudar a reunificar o continente, onde a globalização está em questão e adquire outro significado”, disse  Fernández  à Rádio Perfil.

O líder  argentino foi a São Paulo as 9h, se encontrando com o líder petista por volta do meio-dia. Segundo a Télam, além de Fernández , a comitiva contava com o ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero; o secretário-geral da Presidência, Julio Vitobello; a secretária Jurídica e Técnica, Vilma Ibarra; a porta-´voz da Presidência, Gabriela Cerriti; além dos deputados Eduardo Valdés e Carlos Heller.

visita  acarretou no adiamento da posse do novo ministro do Desenvolvimento Territorial e Habitat, Santiago Maggiotti.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...