segunda-feira, junho 22, 2026

Mulheres ainda acreditam que o câncer de mama é apenas hereditário

Estudo do instituto IPEC mostra que 82% das entrevistadas relacionam o câncer de mama apenas a fatores genéticos.
lu braga

Estudo do instituto IPEC mostra que 82% das entrevistadas relacionam o câncer de mama apenas a fatores genéticos.

Por um outubro além do rosa, o Coletivo Pink, realizou nesta quinta-feira (26) uma coletiva online. Nela, a instituição abordou temas como o grande desconhecimento das mulheres sobre o câncer de mama, a importância das redes de apoio e de um olhar mais atencioso às mulheres que já receberam o diagnóstico de câncer de mama. 

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino!

Entre as informações trazidas pelo evento, uma pesquisa realizada pelo Instituto IPEC ouvindo 1397 mulheres revela que apenas 39% das entrevistadas sabem que o câncer de mama pode ser adquirido por um conjunto de hábitos ruins de vida, como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, uso indiscriminado de implantes hormonais com fins estéticos. Enquanto 82% ainda acreditam que o maiores causadores do câncer de mama são fatores hereditários. 

Além da desconsideração do estilo de vida, crenças e mitos relacionados à doença ainda se mostraram com muita força. Como acreditar que algum tipo de sutiã pode causar o câncer de mama ou que o autoexame é mais eficaz do que a mamográfica. 


Contudo, dados animadores também foram apontados. Segundo as palestrantes, a mortalidade por câncer de mama tem caído cada vez mais ao longo dos anos, se tornando atualmente uma doença altamente curável. Especialmente atrelada a uma vida com atividades físicas e uma dieta balanceada, fatores importantes para evitar o câncer e ajudar no tratamento, uma vez que ele é descoberto. 

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

A coletiva também chamou a atenção para o impacto da pandemia nos diagnósticos do câncer de mama, pois muitas mulheres deixaram de fazer a mamografia, por medo de frequentarem clínicas e hospitais. Outro ponto destacado, também, é o esquecimento da mídia com as mulheres que obtiveram o diagnóstico de câncer de mama, pois, geralmente, a divulgação do tema foca apenas na prevenção. 

O Coletivo Pink também divulgou uma exposição que será realizada entre os dias 4 e 28 de outubro. O evento irá contar com debates temáticos, experiência imersiva, serviços como corte solidário e mamografias. Para mais informações você pode entrar no portal do coletivo. 

Fonte: IG Mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma simulará ocorrências reais atendidas por equipes de resgate

Os acidentes de trânsito seguem entre as ocorrências que mais mobilizam as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Em 2025,...

Governo de MT promove solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas nesta segunda (22)

O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 9h, solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do...

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam um adolescente, todos identificados...

Esporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT

Aos 15 anos, David Henrique Oliveira Gomes divide os dias entre aulas, treinos e planos que já vão além dos muros da escola. Aluno...