quarta-feira, junho 24, 2026

Secretaria de Agricultura firma parceria para destinação correta dos resíduos sólidos gerados no Mercado do Porto

O secretário Francisco Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizaram, na manhã desta quarta-feira (27), uma visita técnica à sede da Agrogreen Fertilizantes Orgânicos Sustentáveis.  

Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Agricultura conheceu todo o processo realizado pela Agrogreen, que transforma o resíduo sólido industrial em composto orgânico, ou seja, em fertilizante orgânico, que pode ser utilizado na produção agrícola. Vuolo explica que a Prefeitura de Cuiabá firmou uma parceria com a empresa, que consiste em destinar os resíduos sólidos gerados no Mercado do Porto, para que sejam transforados em adubo.

Posteriormente, o composto orgânico será utilizado nas hortas escolares e na agricultura familiar, dentro do programa Agro da Gente, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, que além do desenvolvimento econômico, também trabalha a sustentabilidade e a melhoria nas condições de produção do produtor de pequena propriedade.

“É uma empresa genuinamente cuiabana que está no mercado há mais de um ano e começa a desabrochar no mercado em parcerias. A ideia é fazer uma ação no Mercado do Porto que descarta resíduos recicláveis, que hoje são recolhidos pela Limpurb, e os resíduos orgânicos, que serão destinados à Agrogreen. Explicamos a ideia e eles nos fizeram a proposta, que vai ao encontro da proposta do prefeito Emanuel Pinheiro, que é trabalhar a sustentabilidade nesse processo de transformação do Mercado do Porto. Vamos aproveitar uma série de produtos que são descartados, e 30% do que vier volta em adubo para a Secretaria, que vai atender o programa Agro da Gente”, destaca o secretário.

De acordo com os sócios proprietários da Agrogreen, Alberto Santiago Fróes e Rodolfo Haubert, a parceria com a Prefeitura de Cuiabá é de suma importância, já que a utilização do composto orgânico, além de trazer benefícios para a produção agrícola, também garante uma destinação limpa ao resíduo sólido, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

“Aqui recebemos os resíduos orgânicos industriais de empresas envolvidas no agronegócio, e realizamos todo o processo de compostagem.  Agora com a parceria Secretaria de Agricultura, vamos receber os resíduos dos grandes geradores, feiras livres e Mercado do Porto. Esses são resíduos que vão fortalecer ainda mais os fertilizantes que estão sendo produzidos”, diz Alberto.

“Recebemos atualmente aproximadamente 20 toneladas de resíduos, que precisam de cerca de três meses para que sejam cumpridas todas as fases do processo de compostagem aeróbica. O lixo é um grande problema social, então por meio dessa iniciativa estamos tratando e devolvendo para a natureza, gerando um ciclo de sustentabilidade”, acrescenta Rodolfo.

O presidente da Associação de Feirantes, Jorge Antônio Lemos, também ressalta a importância da parceria, já que 70% dos resíduos gerados no Mercado do Porto são orgânicos. “Vai ser muito bom, porque hoje no Mercado do Porto cerca de 70% do lixo produzido é orgânico. Então, isso vai reduzir muito no acúmulo de lixo”, pontua Júnior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...