domingo, junho 28, 2026

Estado já repassou R$ 6,9 bilhões às prefeituras e vice-governador defende parceria

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que o Governo de Mato Grosso já repassou R$ 6,96 bilhões extras às prefeituras entre 2019 e 2024. Os recursos foram disponibilizados por meio de convênios com os municípios, para obras de infraestrutura, saúde, educação, cultura e esporte.

“Nunca o Estado investiu tanto. Acreditamos que Estado e municípios devem caminhar juntos para melhor atender a população”, afirmou Pivetta, durante a abertura do Encontro Sebrae de Prefeitos, nesta segunda-feira (11.8), em Chapada dos Guimarães.

O evento reuniu 61 prefeitos e diversas lideranças estaduais para discutir temas como gestão pública, inovação, sustentabilidade e transformação digital.

“Eu fui prefeito, assim como o governador Mauro Mendes, e sabemos o quanto a gestão municipal é desafiadora. Um encontro como esse é fundamental para trocar experiências e fortalecer a relação com o Estado”, completou Otaviano Pivetta.

Ele também defendeu a modernização como pilar de uma gestão eficiente. “Os municípios precisam investir em digitalização, controle e qualidade administrativa. A gente precisa melhorar sempre”.

Esse avanço tem ganhado reconhecimento nacional. Recentemente, Mato Grosso conquistou o segundo lugar no ranking de inovação na oferta de serviços públicos digitais, divulgado durante o Secop 2025, em Brasília. No Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), o Estado subiu para a quinta colocação geral e, pela primeira vez, alcançou o conceito “ótimo” — meta que só era esperada para 2027.

Hoje, serviços como rematrícula escolar, emissão de certidões, transferência de veículos, CNH digital e registro de ocorrências policiais estão disponíveis online, no Portal de Serviços do Governo de Mato Grosso.

Também participaram da abertura o presidente da AMM, Léo Bortolin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; a deputada estadual Janaina Riva; a diretora-superintendente do Sebrae MT, Lélia Brun; o diretor técnico André Schelini; o diretor financeiro Roberto Dahmer; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MT, Jonas Alves; o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jacobias Rosendo Júnior; e o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel. 

O encontro segue até quarta-feira (13), com debates sobre Estado Digital, boas práticas administrativas e caminhos para tornar os municípios mais modernos, sustentáveis e eficientes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...