domingo, junho 28, 2026

Corpo de Bombeiros extingue 3 incêndios florestais e combate 4 nesta segunda-feira

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, três incêndios florestais e segue atuando, nesta segunda-feira (11), no combate a outros quatro incêndios no estado.

Os focos extintos foram registrados e controlados em propriedades localizadas nos municípios de União do Sul, Torixoréu e Cocalinho. Neste último, a atuação dos bombeiros se estendeu por quatro dias até a completa extinção das chamas, com o apoio de máquinas, caminhão-pipa, além das equipes.

As ações de combate continuam nos municípios de Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu e Colniza. Em Água Boa, a operação conta com o reforço de maquinário e caminhão-pipa. Em todos os casos, as equipes atuam em campo, de forma ininterrupta, com foco na contenção das chamas e na preservação de vidas e de propriedades rurais.

Fiscalização e Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 23 focos de calor ativos em todo o estado. Desse total, 12 são incêndios florestais, sendo nove são atingindo terras indígenas. Outros 11 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.

As ocorrências em terras indígenas incluem: dois focos na Terra Indígena Marechal Rondon em Paranatinga; dois focos na Terra Indígena Capoto/Jarina em Peixoto de Azevedo, um foco na Terra Indígena Zoró, em Rondolândia; um foco na Terra Indígena Nambikwara, em Comodoro; um na Terra Indígena Pimentel Barbosa em Ribeirão Cascalheira; um na Terra Indígena Areões, em Nova Nazaré; Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande em Poxoréu. 

Por serem áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.

Já os outros 11 focos de calor ocorrem em diversas regiões do Estado, resultantes do uso irregular do fogo, e estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 43 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 20 estão na Amazônia e 23 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro.

Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...