sexta-feira, junho 26, 2026

Parceria da Secretaria da Mulher e Abrasel oferecerá qualificação e oportunidade de emprego às vítimas de violência doméstica

A Secretaria Municipal da Mulher e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desenvolveram em conjunto o projeto ‘Inclusão de Mulheres no Mercado de Trabalho’, que tem por objetivo retirar mulheres que vivenciam o ciclo da violência doméstica e acabam dependentes financeiramente dos seus parceiros. A iniciativa ofertará qualificação profissional.

A primeira ação será realizada na próxima semana. Nos dias 8 e 9 de fevereiro serão ofertados cursos de boas práticas na área de culinária e atendimento ao público. Ao todo serão disponibilizadas 80 vagas, que serão divididas em dois dias de trabalho.

Ao final do curso todas as participantes receberão um certificado e irão integrar um cadastro onde terão prioridade na busca por empregos em  bares e restaurantes.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a ideia do projeto é de formação e encaminhamento, para que essas mulheres, consigam uma qualificação e sejam efetivamente contratadas, já que constituem um segmento com dificuldade de entrar no mercado formal de trabalho.

“Compreender as dificuldades que elas enfrentam, seja por razões de dependência emocional ou financeira, é um trabalho feito desde o início da criação da pasta. Estamos aqui para oferecer além do apoio emocional e jurídico, instrumentos para que consigam fazer com que retomem a autoconfiança e  inserção no mercado de trabalho”, explica.

Para a presidente da Abrasel, Lorenna Bezerra, a ideia é aproveitar que o setor ofereça, constantemente, vagas de emprego e insira as vítimas de violência no mercado de trabalho.

“Nós, da Abrasel, estamos nessa parceria porque acreditamos que possibilitar qualificação adequada, a inserção em um banco de dados, nós consigamos ampliar as possibilidade. Vamos ajudá-las a ter  inserção no mercado de trabalho e garantir também que a rede de bares e restaurantes contratem essas mulheres”, afirma.

Inscrições:

Na próxima semana a Secretaria Municipal da Mulher irá disponibilizar no site da Prefeitura de Cuiabá as fichas para as mulheres que desejarem participar do processo de qualificação.

Serão 80 vagas, distribuídas entre turmas na quarta-feira (8), e quinta-feira (9). Cada turma terá 40 vagas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar...

Dois integrantes de facção criminosa são presos pela Polícia Militar em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam, na noite desta segunda-feira (22.6), dois integrantes de facção criminosa suspeitos por tráfico ilícito de drogas e...

Estudantes da Rede Estadual iniciam programa para formar pilotos civis em MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (22.6), a aula inaugural do Programa Estadual de Formação de Pilotos Civis – Decolando, iniciativa que...

Operação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23.6), a operação Infância Roubada, para apurar o homicídio de um jovem de 17 anos, que desapareceu em...