sábado, junho 13, 2026

Seduc prorroga campanha para engajar grêmios estudantis na mobilização do Censo Escolar 2025

A | A

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou o prazo de encerramento da campanha de mobilização sobre o Censo Escolar 2025 e atualização cadastral dos estudantes para o dia 27 de junho. O prazo terminaria nesta sexta-feira (20).

Objetivo da campanha é fazer com que os grêmios estudantis usem a criatividade e as redes sociais para ampliar a participação dos alunos na atualização dos dados. A equipe que gerar o maior engajamento ganhará 10 headphones com conexão bluetooth.

Para participar, o grêmio tem que gravar um vídeo com até 1 minuto podendo ser esquete, depoimento, animação, tutorial, uma paródia ou qualquer outra ideia original.

O vídeo deve ser publicado no perfil do Instagram da escola ou do grêmio estudantil e deve conter a marcação dos perfis da @seducmt, @gremioestudantilmt e da Diretoria Regional junto a hashtag #censocombomsensomt. O prazo de divulgação termina no dia 27 e a divulgação da equipe ganhadora será no dia 1º de julho. Após publicar no Instagram, é necessário enviar o link do vídeo por formulário.

Por meio do material audiovisual autoral, os estudantes precisam incentivar os colegas e suas famílias a procurarem a secretaria escolar para atualizar seus dados cadastrais, principalmente em relação ao CPF, comprovante de residência e a autodeclaração de cor/raça. Veja todas as regras no anexo.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica no Brasil. Ele é realizado anualmente pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – e reúne informações sobre alunos e turmas, professores e gestores, estrutura física das escolas, rendimento e movimentação dos estudantes.

O secretário de Educação, Alan Porto, reforça que os dados coletados servem de base para a criação de políticas públicas, repasses de recursos, cálculo de indicadores educacionais e até para garantir projetos como alimentação e transporte escolar. “A comunidade estudantil entendeu que, sem o censo, as escolas perdem muitas oportunidades”.

A coleta dos dados é feita em duas etapas. A matrícula inicial (maio a julho), na qual se registra a estrutura da escola, dados de matrícula e da equipe escolar. Além disso, há a situação do aluno (no fim do ano letivo), com a coleta de informações sobre aprovação, reprovação, abandono e movimentações dos estudantes.

Todo o processo é feito por meio do sistema Educacenso, que permite às secretarias das escolas preencherem e acompanharem os dados das suas unidades.

“Com esta iniciativa, a Seduc busca não apenas aumentar a participação dos alunos no censo, mas também fomentar um espírito de colaboração e responsabilidade social entre os jovens, preparando-os para um futuro mais consciente e engajado”, concluiu Alan Porto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...