sábado, junho 13, 2026

Secretarias de Saúde e Segurança Pública firmam parceria para agilizar atendimentos pré-hospitalares em MT

As Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública assinaram, na manhã desta terça-feira (24.6), um Termo de Cooperação para a implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Mato Grosso. A parceria vai ofertar um serviço mais rápido, completo e eficiente à população.

“Nós temos absoluta convicção de que essa nova modalidade de serviço, que começa a migração nos próximos dias, vai trazer uma melhora substancial de rapidez, de eficiência, além das tecnologias que nós estaremos incorporando”, afirmou o governador Mauro Mendes, durante a formatura de 102 bombeiros temporários no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, no Palácio Paiaguás.

Com a cooperação entre instituições, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) de Mato Grosso.

Dentre os objetivos da implementação, estão: ampliar a cobertura de atendimento e regulação na Baixada Cuiabana; diminuir o tempo-resposta às chamadas; qualificar o atendimento pré-hospitalar por meio da integração das forças de atendimento (Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e etc); otimizar os recursos públicos e ofertar um serviço pré-hospitalar digital. 

“Essa iniciativa de cooperação coloca o cidadão no centro, como foco principal. A gente sai de 14 para 23 municípios no atendimento do Samu. Logo mais, adicionaremos mais 10 municípios a essa cobertura. A nossa meta é reduzir em 50% o tempo de resposta do atendimento aos pacientes que precisam dessa assistência”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Já o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o Ciosp pode colaborar para o aprimoramento do atendimento pré-hospitalar. 

“Nós temos muita tecnologia envolvida nesse atendimento [do Ciosp], com rádio digital, e o médico dentro dessa sala vai poder falar para qualquer local do estado de Mato Grosso, podendo dar assistência para os nossos bombeiros e otimizar o atendimento, melhorar a qualidade desse atendimento. No final do dia, o que importa é o cidadão ser bem atendido, pelo Bombeiro, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Politec”, declarou.

A transição iniciará em 25 de junho, mas a ativação da nova estrutura no Ciosp só ocorrerá a partir de 7 de julho. A mudança não afetará os atendimentos, que continuarão sendo prestados pelo número 192.

Também compuseram o dispositivo o deputado estadual Paulo Araújo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Bezerra; a delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel; e o diretor-geral da Politec, Jayme Trevisan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...