terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Queda de pelos em cachorros aumentam no outono; saiba como tratar

Queda de pelos em cachorros aumentam no outono
Foto: Reprodução

Queda de pelos em cachorros aumentam no outono

Depois dos dias muito quentes e abafados, chega o outono, uma estação mais agradável que serve de preparação para o frio que chega com o inverno. Além da queda de folhas, os pelos dos pets também caem nessa estação do ano!

Veterinária Bruna Fabro explica ao site terra como cuidar dos cachorros durante a estação que refresca os nossos dias. “Os pelos têm um ciclo de crescimento composto por quatro fases, sendo a exógena a responsável pela queda propriamente dita. Este processo de crescimento e queda dos pelos é esperado e normal, especialmente nas trocas de estação como primavera e outono”.

Os pelos dos pets só caem no outono?

A resposta é sim! Principalmente porque, no Brasil, as estações não são tão demarcadas. Ou seja, a queda pode ocorrer durante todo o ano e vir a se intensificar no outono devido à fase da pelagem. Ainda assim, a médica relembra que queda excessiva, coceira e vermelhidão são sinais de alerta para outras condições que precisam de atendimento, como as alergias.

Cuidados simples com queda de pelos no outono

Se você já sabe que a época faz os pelos caírem, melhor ficar por dentro de alguns cuidados básicos, porém muito importantes e úteis para colocar em prática nessa estação do ano. Confira abaixo as recomendações da nutricionista Bruna:

  • Escovar a pelagem do cão a cada dois dias;
  • Evitar banhos em excesso;
  • Controlar pulgas e carrapatos no animal e ambiente;
  • Passear com mais frequência para promover bem-estar;
  • Ficar de olho na alimentação.

As vitaminas certas podem ajudar na queda de pelos

“A deficiência de nutrientes e vitaminas na dieta, além de causar retardo no crescimento e emagrecimento, predispõe os pets às inúmeras doenças e pode acentuar a queda de pelos. Assim, alguns nutrientes essenciais para a pelagem podem ser suplementados, basta apostar nas vitaminas certas”, reforça a veterinária. Entenda um pouco mais sobre os benefícios de cada vitamina e nutriente:

  • Ômega 3 : deixa o pelo mais macio e brilhante;
  • Vitamina D3 : ajuda na manutenção dos pelos e tem ação imunomoduladora;
  • Vitamina B7 : melhora a aparência dos pelos, unhas e pele;
  • Vitamina E : tem ação antioxidante.

Vale lembrar que o consumo dessas ou quaisquer outras vitaminas devem ser recomendados, dosados e supervisionados por um veterinário. Ou seja, nada de adicionar suplementação na dieta do pet sem indicação! Leve o seu bichinho até um profissional e receba as orientações corretas.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: Mulher

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo Coelho pode ser inscrito no ‘Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria’

Um projeto em análise na Comissão de Educação (CE) propõe incluir o nome de Jerônimo Francisco Coelho no Livro dos Heróis e Heroínas da...

Penteado fácil para cabelos longos: passo a passo para um look elegante

Foto: Reprodução Penteado fácil para cabelos longos: passo a passo para um look elegante Quem disse que um penteado elegante ...

Como escolher o tapete perfeito para cada ambiente da casa

Foto: Reprodução Como escolher o tapete perfeito para cada ambiente da casa O tapete pode ser um bom acessório para...

Bolo integral

Ingredientes 1 xícara de farinha de trigo especial 1 xícara de farinha de trigo integral 1 colher de fermento em pó 1 xícaras de leite 1 colheres de margarina 1...