segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img

PL prevê prioridade para crianças e idosos nos atendimentos oftalmológicos do SUS


O Senado deve analisar o projeto de lei (PL) 2.521/2019 que dá prioridade às crianças e aos idosos nos atendimentos oftalmológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui a consulta preventiva de oftalmologia como parte da atenção básica.

O projeto é de autoria do deputado Gustinho Ribeiro ( Solidariedade-SE) e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados em dezembro de 2021.

A proposta, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), dá prioridade nos agendamentos às crianças de até dez anos de idade e aos idosos e estabelece que o descumprimento da regra é considerado infração à legislação sanitária federal.

Além disso, o projeto propõe que no final de cada ano letivo, os professores devem fazer encaminhamento direcionado aos responsáveis, para que procurem o atendimento oftalmológico ao perceber o mínimo de dificuldade de aprendizado dos alunos. 

A proposta prevê, ainda, o fornecimento gratuito pelo SUS de óculos prescritos para idosos, crianças e cidadãos que recebam até dois salários mínimos.

Na justificativa, o deputado Gustinho defende que, se aprovado, o projeto vai favorecer um melhor rendimento escolar, e para os idosos e pessoas de baixa renda, poderá despertar o interesse nos estudos e na leitura.

Por Ana Paula Marques com supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tragédia no Shopping Popular, presidente Lula garante ajuda para reconstrução da vida de 600 famílias

Mediante a tragédia que transformou em cinzas os sonhos de mais de 600 famílias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu...

FICCO/MG e FICCO/MS prendem homem foragido por estelionato e ameaça

Uberlândia/MG. A FICCO/MG e FICCO/MS prenderam nesta segunda-feira, 15/7, na cidade de Campo Grande/MS, um homem foragido da Justiça por estelionato e ameaça. Investigações, troca...

Pacheco recebe presidente da Itália em visita oficial

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recebido nesta segunda-feira (15), pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Os dois conversaram...

Uso do vale-cultura para atividades esportivas está na pauta do Plenário

O vale-cultura poderá ser utilizado para eventos esportivos, além das atividades culturais. É o que prevê o PL 5.979/2019, da Câmara dos Deputados e...