segunda-feira, abril 21, 2025
spot_img

Novas regras para emendas parlamentares já estão em vigor

Foi publicada na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU) a Resolução 1/2025, do Congresso Nacional. O texto, aprovado pelos parlamentares em sessão conjunta na quinta-feira (13), foi promulgado pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, na sexta (14).

A nova lei altera a Resolução 1/2006, do Congresso Nacional, para estabelecer novas regras para a apresentação e indicação de emendas parlamentares, com o objetivo de aumentar a transparência e a eficiência na destinação de recursos públicos. A medida busca adequar o rito de apresentação e indicação de emendas, com o estabelecimento de novas diretrizes e procedimentos. 

Um dos principais pontos da resolução é a obrigatoriedade de que as atas das reuniões que decidem sobre a apresentação, indicação e alteração de emendas sejam elaboradas em um sistema específico e disponibilizadas no site do Congresso Nacional, a fim de garantir o acesso público às informações. 

Além disso, a nova lei estabelece que as emendas de comissão e de bancada estadual deverão ser acompanhadas de justificativas detalhadas, que permitam avaliar os benefícios sociais e econômicos das propostas.  

Poderão ser propostas, por comissão, até seis emendas de apropriação e duas de remanejamento. As bancadas poderão apresentar até 11 emendas, sendo três destinadas exclusivamente à continuidade de obras já iniciadas. 

Outra mudança importante é a definição de limites para o valor das emendas individuais, que passam a ser de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior, com percentuais específicos para deputados e senadores. 

A resolução também estabelece regras para as emendas de bancada estadual, que deverão priorizar projetos de interesse nacional ou regional e evitar a destinação de recursos para entidades privadas, salvo em casos específicos. 

Há a previsão, ainda, da criação de um sistema de avaliação de admissibilidade de emendas, com o objetivo de garantir que as propostas estejam em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas. 

As novas regras entram em vigor na data de publicação da resolução, com exceção de alguns dispositivos que passarão a valer após a sanção da Lei Orçamentária de 2025 (PLN 26/2024). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em...

Ex-BBB Hariany exibe cliques de biquíni, minissaia e botas em fazenda: ‘Lindona’

A influenciadora Hariany Almeida, que está solteira desde o fim do relacionamento com o cantor Matheus Vargas, um dos filhos de Leonardo, compartilhou com...

De biquíni, Deolane Bezerra brinca com próprio corpo: ‘Estou uma nenenzinha, viu’

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra, de 37 anos, está aproveitando os dias em Aquiraz, no Ceará e, nesse domingo (20) de Páscoa, esteve em...

Paloma Bernardi celebra 40 anos de vida e 30 de carreira: ‘Menina-mulher’

Paloma Bernardi celebra 40 anos de vida e 30 de carreira: ‘Menina-mulher’ completa 40 anos nesta segunda-feira (21), e usou as redes sociais para...