segunda-feira, junho 22, 2026

Lula critica os mais ricos por abatimento no Imposto de Renda

Lula durante comício em Salvador
Ricardo Stuckert/PT

Lula durante comício em Salvador

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (12) os abatimentos dos mais ricos no  Imposto de Renda e voltou a prometer isenção para quem ganha até R$ 5 mil

O petista afirmou que “não é normal” que as pessoas com renda acima de seis salários mínimos estejam entre os 10% mais ricos do país. Lula destacou ainda que 68% da arrecadação do Imposto de Renda vem de pessoas que ganham pouco.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

“Agora, quem tem lucro, quem tem dividendo, não paga. Quem é rico ainda desconta o plano de saúde que paga e quem termina pagando são os pobres que não têm plano de saúde. Então, nós vamos mudar essa história”, disse nesta quarta-feira (12) em Salvador, onde Lula participou de um ato eleitoral.

O ex-presidente prometeu que, se eleito, fará uma reforma tributária para beneficiar os mais pobres. 

“Tem muita gente ganhando pouco, e muitos poucos ganhando muito. Tem que ter uma inversão. Nós vamos ter que fazer uma política tributária correta. Não é possível que um trabalhador que vai comprar um quilo de feijão pague o mesmo imposto que paga o presidente do Santander”, disse.

A promessa de Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5.000, segundo a Unafisco, elevaria o número de isentos de 7,6 milhões para  23,8 milhões (16,2 milhões a mais) com um ajuste integral da tabela, de 147,4%, dos atuais R$ 1.903,98 para R$ 4.710,49.

O petista voltou a criticar o aumento da fome, especialmente entre as crianças. Lula lembrou que no Dia das Crianças, comemorado ontem, milhões passariam “sem uma única lembrança porque o pai e mãe não podem dar”.

“Eu sempre digo que as pessoas não querem muito. As pessoas querem o suficiente para viver com decência”, disse.

“Quantas crianças vão dormir sem poder tomar um copo de leite? Isso não é normal. Isso não é falta de dinheiro, é falta de vergonha na cara da elite brasileira”, afirmou.


Fonte: IG ECONOMIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma simulará ocorrências reais atendidas por equipes de resgate

Os acidentes de trânsito seguem entre as ocorrências que mais mobilizam as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Em 2025,...

Governo de MT promove solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas nesta segunda (22)

O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 9h, solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do...

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam um adolescente, todos identificados...

Esporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT

Aos 15 anos, David Henrique Oliveira Gomes divide os dias entre aulas, treinos e planos que já vão além dos muros da escola. Aluno...