quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img

Integração entre e-Carta e PJe já resultou em mais de 8,6 mil intimações


Desde o dia 9 de janeiro, 8.657 intimações já foram realizadas pelo sistema e-Carta, que pertence à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e recentemente foi integrado ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ao todo, 196 unidades estão utilizando a ferramenta.
 
Os principais usuários foram o Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais Estaduais 4.0, com 2.779 intimações; a Vara Especializada de Execução Fiscal Estadual de Cuiabá (1.470); a 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande (494); o 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá (228) e a Vara Especializada em Ações Coletivas (221). Os dados foram extraídos nessa quarta-feira (2 de fevereiro).
 
Segundo explica a diretora do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) da Corregedoria-Geral da Justiça, Renata Bueno, a integração do e-Carta possibilita o envio de correspondências aos Correios por meio do PJe, ficando os Correios responsáveis pela impressão, envelopamento e envio das comunicações para os destinatários finais. Depois, os avisos de recebimento são digitalizados e as imagens juntadas automaticamente nos processos judiciais.
 
“Essa é uma das grandes vantagens desta integração, pois não é mais necessário digitalizar e juntar os avisos de recebimento. Tudo isso será feito de forma automatizada, possibilitando que o servidor possa se dedicar a outras atividades que também sejam importantes”, pontuou Renata.
 
A integração foi idealizada pelo Dapi, por meio do Laboratório de Fluxos do PJe, em parceria com a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI). A ferramenta atinge as comunicações de 1ª e 2ª instâncias.
 
Bate-papo – Para tirar dúvidas de gestores e demais servidores do Judiciário mato-grossense sobre a utilização desse sistema, as equipes do Laboratório de Fluxos do Dapi e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça realizaram na manhã desta quinta-feira (3 de fevereiro) um encontro on-line. Ao todo, foram contabilizadas 307 adesões.
 
Os participantes puderam aprender, na prática, como intimar pelo e-Carta e foram solucionadas as dúvidas mais frequentes registradas pelos usuários, como o que fazer quando ocorre um erro no envio, se é possível enviar anexos, onde verificar os Ars retornados, entre outros.
 
O encontro foi aprovado pelos participantes. “Estou feliz. Foi uma sugestão que fiz uns cinco anos atrás, nas avaliações e sugestões que nos foram possibilitadas”, revelou a servidora Maiza Bergamasco Silvério. Para Fabiano Pereira de Melo, o encontro foi muito produtivo. Ele até sugeriu um tema para um novo ‘tira-dúvidas’: o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.
 
Assista AQUI a um tutorial sobre o que fazer com a petição inicial no e-Carta.
 
Leia matéria sobre o tema:
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dieta zero açúcar: descubra os benefícios e como fazer de forma segura

Foto: Reprodução Dieta zero açúcar: descubra os benefícios e como fazer de forma segura A busca por uma vida mais saudável...

Paralisação lunar? Entenda o que é o lunistício e saiba como ver

Foto: Reprodução Paralisação lunar? Entenda o que é o lunistício e saiba como ver A primeira "grande paralisação lunar ", também conhecida...

Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos

Foto: Reprodução Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos Quem tem gato sabe que...

Qual emoção de Divertida Mente representa cada signo?

Personare Qual emoção de Divertida Mente representa cada signo? Quase 10 anos depois da estreia, o filme que conta a história de...