sábado, junho 13, 2026

Governador de MT ressalta investimentos em Cultura e Esporte na abertura de Encontro Estadual

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou os investimentos do Estado em Cultura e em Esporte, durante a abertura oficial do Encontro Estadual de Gestores dos dois setores, realizada nessa segunda-feira (23.6), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Mais do que preservar valores da cultura e do esporte, nós estamos transformando esses valores para construir uma sociedade melhor. Durante muito tempo, a Cultura e o Esporte em Mato Grosso não tinham nenhuma prioridade. Que bom que esse tempo passou. Hoje, o cenário é outro. Com muita responsabilidade, investimos nesses últimos anos mais de R$ 400 milhões no esporte e na cultura”, declarou o governador.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Encontro reúne trabalhadores e gestores dos setores cultural e esportivo de mais de 100 municípios do Estado. 


“Agradeço demais a presença de todos neste que é o primeiro encontro de gestores do esporte e da cultura juntos. E faço também um agradecimento especial ao governador Mauro Mendes, que tem permitido o crescimento do esporte e da cultura em todo o Estado e, além disso, nos inspira a fazer tudo com mais eficiência, melhor e bem feito. Por isso,  vivemos um momento histórico sem dúvida”, destacou o secretário da Secel, David Moura.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que também participou da solenidade de abertura, destacou a importância do evento.

“Esse encontro é fundamental para fortalecermos parcerias e construirmos caminhos reais para as famílias mato-grossenses. Parabéns à Secel pela idealização, feita com tanta responsabilidade e visão de futuro. Isso é transformar vidas de verdade”, afirmou.

O Encontro Estadual prossegue até quarta-feira (25) com com oficinas e painéis temáticos, talkshow com atletas olímpicos, e conferências com a atriz Denise Fraga e com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a deputada federal Gisela Simona; os deputados estaduais Beto Dois a Um e Graciele Marques; os secretários de Estado de Segurança Pública, César Roveri, e de Comunicação, Laice Souza; o superintendente do Sesi-MT, Alexandre Serafim; e o representante do Ministério da Cultura, Binho Riani; a prefeita e os prefeitos de Aripuanã, Seluir Peixer, Querência, Gilmar Wentz, Juara, Valdinei Moraes, Nova Nazaré, Reginaldo Martins, e Nossa Senhora de Livramento, Dr. Thiago Almeida; e secretários municipais de Cultura e Esporte de todo o Estado.

Programação

A programação completa do Encontro de Gestores de Cultura e Esporte de Mato Grosso está disponível no site da Secel (link aqui).

Para as oficinas, painéis e conferências realizadas no Centro de Eventos do Pantanal, a participação está confirmada aos gestores dos municípios mato-grossenses e aos demais interessados que se inscreveram, mediante credenciamento na hora do evento. 

Já a festa de encerramento do Encontro é aberta ao público e tem entrada gratuita. Com shows de artistas locais e do grupo Fundo de Quintal, o encerramento será realizado na área externa da Arena Pantanal, na quarta (25), a partir das 19h30. Para garantir a participação, basta apenas fazer um credenciamento prévio pelo Sympla – clique aqui para acessar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação em MT

O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A...

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária...

Setasc divulga lista de sorteados para assistir jogo entre Cuiabá e Vila Nova no Camarote do Autista

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) sorteados...

Sema acompanha coletas no Rio Araguaia para verificar qualidade da água

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Barra do Garças, Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município e a...