quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img

Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos

Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos
Foto: Reprodução

Como os gatos enxergam? Veja 3 curiosidades sobre a visão dos felinos

Quem tem gato sabe que os bichos têm uma visão, no mínimo, curiosa. Eles enxergam com muita facilidade durante o dia, mas principalmente eles têm uma excelente visão noturna. Agora, por que será que os gatos possuem uma visão tão especial e cheia de curiosidades? E será que essa visão é tão boa assim? Vamos entender tudo sobre como funcionam os olhos dos pets.

Você também pode gostar de:

3 curiosidades sobre a visão dos gatos

Como será que os gatos enxergam?

1. Visão noturna

Comparado aos olhos humanos, a pupila dos gatos dilata cerca de 100% em condições de baixa luminosidade , e, por isso, sua visão noturna. Isso é potencializado pelos bastonetes, fotorreceptores especializados em visão noturna, mais comuns nos olhos dos felinos do que os cones, que são responsáveis pela detalhes e pela percepção das cores.

Gatos conseguem enxergar bem na penumbra, necessitando de apenas 1/6 da quantidade de luz que os humanos precisam para ver no escuro . Além disso, eles têm uma visão periférica mais ampla, cerca de 200º, comparada aos 180º dos humanos, o que os ajuda a detectar movimentos e potenciais predadores com mais eficácia.

2. Miopia felina?

Os gatos têm uma acuidade visual inferior à dos humanos, devido à predominância de bastonetes sobre cones em seus olhos. Enquanto os humanos podem distinguir objetos com clareza a 100 ou 200 metros de distância, os gatos só conseguem focar com nitidez em objetos até cerca de 20 metros de distância.

Devido à menor quantidade de cones, os gatos também têm uma percepção reduzida de cores em comparação a nós. Eles possuem receptores para cores como azul, amarelo, verde e cinza, o que significa que eles podem ver tons de verde como acinzentados.

3. Foco no movimento

Os olhos dos gatos são extremamente sensíveis ao movimento. Com sua visão aguçada, eles são especialistas em detectar até os movimentos mais sutis de presas em potencial, sendo capazes de rastrear objetos em movimento com grande precisão.

Fontes: Petz e A Gazeta .

Gostou de saber mais sobre os gatos? Confira também: Pesquisa revela qual raça de gato vive mais; descubra se o seu está na lista.

Fonte: Mulher

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriela Versiani exibe vídeo com filho de Murilo, e ganha declaração: ‘Amo vocês’

A influenciadora Gabriela Versiani, de 25 anos, encantou o namorado, o cantor Murilo Huff, de 28, ao postar um vídeo com Leo, de 4 anos, filho...

Dupla que matou e queimou corpos de vítimas é condenada a 76 anos

Denunciados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por cometerem dois homicídios qualificados, no município de Rondonópolis, os jovens Raul de Souza Santana...

PF e BPFron apreendem maconha durante patrulhamento em Terra Roxa/PR

Guaíra/PR. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu 1.617kg de entorpecente, durante monitoramento de estradas rurais na cidade...

PF prende duas pessoas por tráfico de drogas em Guajará-Mirim/RO

Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (24/7), duas pessoas pelo crime de tráfico de drogas nesta, em Guajará-Mirim/RO. Na ação, foram apreendidos...