segunda-feira, abril 21, 2025
spot_img

Comissão aprova destinação de recursos da loteria para proteção e defesa civil

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (18) o projeto que destina, pelo prazo de quatro anos, a renda de um concurso da loteria por ano para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). O PL 2.688/2024 vai agora para análise final pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto, do senador Fernando Dueire (MDB-PE), modifica a lei que trata da destinação da arrecadação das loterias (Lei 13.756, de 2018), estabelecendo que o agente operador da loteria — a Caixa Econômica Federal — definirá a data do concurso cuja renda será destinada ao Funcap.

A versão original previa que a destinação da renda seria por prazo indeterminado, mas o relator, senador Fernando Farias (MDB-AL), alterou para o prazo de quatro anos. No seu entendimento, o projeto é meritório ao aumentar os recursos disponíveis para obras e ações que ajudem na adaptação climática das cidades brasileiras, mas essa não é uma fonte estável de recursos.

— Fizemos o prazo de quatro anos para a alocação de um concurso de loteria de modo que as ações prioritárias sejam tomadas e o poder público tenha tempo hábil para estabelecer fontes perenes de financiamento ao Funcap — explicou.

Na sua justificativa para a proposta, Fernando Dueire lembrou que o Funcap é um instrumento governamental para executar ações de prevenção em áreas de risco e para socorrer regiões atingidas por desastres — um exemplo são as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul em 2024. De acordo com ele, embora o poder público se esforce para minimizar as consequências desastrosas dos eventos climáticos intensos, a falta de recursos financeiros é um limitador dessas ações.

“O poder público tem envidado esforços em diversas frentes, com a instituição de políticas públicas que objetivam transformar aspectos sociais e econômicos. Além do desafio da transformação em si, o Estado enfrenta os limites dos recursos financeiros de que dispõe, de forma que iniciativas que minimizem o impacto orçamentário devem ser fomentadas”, argumenta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em...

Ex-BBB Hariany exibe cliques de biquíni, minissaia e botas em fazenda: ‘Lindona’

A influenciadora Hariany Almeida, que está solteira desde o fim do relacionamento com o cantor Matheus Vargas, um dos filhos de Leonardo, compartilhou com...

De biquíni, Deolane Bezerra brinca com próprio corpo: ‘Estou uma nenenzinha, viu’

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra, de 37 anos, está aproveitando os dias em Aquiraz, no Ceará e, nesse domingo (20) de Páscoa, esteve em...

Paloma Bernardi celebra 40 anos de vida e 30 de carreira: ‘Menina-mulher’

Paloma Bernardi celebra 40 anos de vida e 30 de carreira: ‘Menina-mulher’ completa 40 anos nesta segunda-feira (21), e usou as redes sociais para...