quinta-feira, junho 20, 2024
spot_img

Ciro critica Freixo: “Entrou no jogo do Lula, um jogo de carreirismo”


source
Ciro Gomes
Divulgação/ PDT

Ciro Gomes

Após PDT e PSD selarem uma aliança no Rio de Janeiro mirando a eleição para o governo do estado, o prefeito Eduardo Paes (PSD) recebeu em reunião com seu secretariado, na manhã deste domingo (6), o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Depois de palestrar em tom de campanha para a equipe da prefeitura, Ciro falou com a imprensa e fez críticas ao pré-candidato ao Palácio Guanabara Marcelo Freixo (PSB) e ao ex-presidente Lula (PT).

O pedetista afirmou que tem uma amizade de longa data com o prefeito carioca e que Paes votou nele em suas três candidaturas. Segundo Ciro, existe a possibilidade de uma aliança mais ampla com PSD, de caráter nacional.

No momento, o partido liderado por Gilberto Kassab ainda trabalha oficialmente com a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), à presidência da República. Ciro afirmou que um possível palanque com Paes não é uma condição para o acordo já firmado no Rio, e aproveitou para criticar a aliança de Lula e Freixo para a disputa no estado.

“Ele (Freixo) entrou no jogo do Lula. E não é um jogo sério pro Rio de Janeiro. É um jogo de carreirismo particularista”, alfinetou Ciro, sem a presença de Paes, completando: “O Lula apoiou Sérgio Cabral a vida inteira. O Freixo não tem nem uma opinião sobre isso? Eu tenho”.

Freixo vem usando como trunfo de sua campanha o apoio do ex-presidente a sua candidatura. Para criar uma espécie de “terceira via” no estado — uma alternativa ao candidato do PSB e ao governador Claudio Castro (PL), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro, PDT e PSD se uniram para forma uma chapa única para a disputa no Rio.

Após o PT largar na frente nas movimentações sobre a disputa para o governo fluminense decretando o apoio a Freixo, Paes começou a se articular para emplacar uma candidatura competitiva contra o deputado federal, que é um de seus principais adversários políticos.

Leia Também

O prefeito saiu do evento sem falar com a imprensa. Ontem, ele criticou em entrevista ao Valor Econômico o apoio de Lula a Freixo dizendo que o petista adota uma postura de ‘salto alto’ no Rio.

Segundo Ciro Gomes, ainda é preciso “paciência” para avançar nas conversas sobre acordos nacionais. “Hoje ele (Paes) tem uma delicadeza que respeito muito. Ele pertence a um partido que tem um candidato e tem compromisso com isso. Quero que o PSD tenha o tempo dele, mas gostaria muito de ter o apoio”, disse Ciro, aproveitando para disparar mais uma vez contra Lula. “E eu respeito muito isso porque não sou como o Lula. O Lula está destruindo o PSOL, o PCdoB, o PSB… Porque para o Lula tem que ficar o PT sozinho”.

Também estavam presentes no encontro da prefeitura do Rio o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e os pré-candidatos ao governo do Rio, Rodrigo Neves (PDT) e Felipe Santa Cruz (PSD). Na última quarta-feira (2), os três já haviam se reunido com Paes para fechar o acordo entre os partidos.

O grupo ainda irá definir quem concorrerá ao Palácio Guanabara. Lupi afirmou ainda que o bloco deve buscar na Baixada Fluminense um vice para compor a chapa e ganhar visibilidade nessa região, vista como estratégica pelo grande colégio eleitoral.

Ao ser questionado sobre candidatos a governador pelo PDT que pressionam o partido para receber Lula no palanque, por conta de sua estagnação nas pesquisas eleitorais, Ciro Gomes disparou mais uma vez contra o adversário petista.

“O gabinete do ódio do Lula trabalha todo dia pra criar essa intriga, essa futrica, porque quer ver a eleição resolvida no conchavão despolitizado dele”, disse Ciro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador afirma que irá cobrar cada vez mais eficiência dos novos secretários e dirigentes

O governador Mauro Mendes afirmou, durante a posse de novos secretários e dirigentes do Executivo Estadual, que irá cobrar cada vez mais eficiência nas...

Ação conjunta prende em flagrante autor de homicídio de dono de oficina em Rio Branco

Policiais civis e militares prenderam, na tarde de quarta-feira (19.06), o autor do homicídio contra o dono de uma oficina mecânica na cidade de...

Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo realiza palestra e debates de ações com novos membros

A Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso (Coetrae-MT) realizou, nesta quarta-feira (19.06), uma palestra de conhecimento para os novos membros e...

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega a 29ª unidade totalmente reformada, a EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta quinta-feira (20), às 18h30, a 29ª obra do seu segundo mandato na pasta da Educação, a...