segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img

Bem-Estar animal realizou mais de três mil atendimentos em 2021


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Amor, carinho, compromisso, cuidado e zelo. Essas são as diretrizes que definem o trabalho desempenhado pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), que realizou mais de 3 (três) mil atendimentos na capital a cachorros e  gatos, em 2021. Dentre as ocorrências registradas estão: denúncias de diversas natureza (1.373); atropelamento (86); abandono (176); resgates (240); tratamento clínico (379); castração (719) e por fim, doação (54). Todas as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável (SMADESS).

O cuidado aos animais é compromisso da gestão  Emanuel Pinheiro que ao longo de cinco anos já aprovou inúmeras leis versando sobre a proteção aos bichinhos. No dia 11 de janeiro deste ano, o gestor anunciou punições mais severas aos agressores de animais, ao sancionar a Lei nº 6.746/22, que responsabiliza os infratores, após a identificação, a arcarem com as despesas veterinárias decorrentes da violência ocasionada contra os bichinhos. 

 Esta é a sétima normativa aprovada pelo prefeito desde que assumiu o Executivo Municipal, em prol da defesa da causa animal, que norteiam diferentes esferas, começando pela proteção até a circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano. 

Com estimativa de mais 14 mil animais abandonados, Cuiabá mantém ainda um projeto de castração gratuita dos bichinhos, que  iniciou mais uma fase no final do ano anterior, mais precisamente no bairro Residencial São Carlos. No local 50 procedimentos foram efetivados. A meta da diretoria é atuar no controle das espécies no município. Conforme o DBEA para 2022, a retomada das ações já constam no plano de ação, priorizando as regiões carentes. 

Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá encontra-se em campanha de adoção voluntária com 30 doguinhos. Os cães estão lotados no abrigo municipal, localizado no Centro de Zoonoses, em Cuiabá, oportunizando assim,  a abertura de novas vagas no canil. Aos interessados em ter ao seu lado o verdadeiro melhor amigo do homem, basta entrar em contato por meio do telefone: 0800 647 7755, no horário das 08h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira. O canal de comunicação disponibiliza todas as informações sobre o processo. 

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, o chefe do Executivo Municipal anunciou a construção do Hospital Veterinário de Municipal (HMV), na região Sul, para o atendimento a animais domésticos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tragédia no Shopping Popular, presidente Lula garante ajuda para reconstrução da vida de 600 famílias

Mediante a tragédia que transformou em cinzas os sonhos de mais de 600 famílias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu...

FICCO/MG e FICCO/MS prendem homem foragido por estelionato e ameaça

Uberlândia/MG. A FICCO/MG e FICCO/MS prenderam nesta segunda-feira, 15/7, na cidade de Campo Grande/MS, um homem foragido da Justiça por estelionato e ameaça. Investigações, troca...

Pacheco recebe presidente da Itália em visita oficial

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recebido nesta segunda-feira (15), pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Os dois conversaram...

Uso do vale-cultura para atividades esportivas está na pauta do Plenário

O vale-cultura poderá ser utilizado para eventos esportivos, além das atividades culturais. É o que prevê o PL 5.979/2019, da Câmara dos Deputados e...